Notícias / Economia

23/11/2016 - 13:47

CIPA do Grupo Juba realiza palestras de prevenção da Dengue, Zika Virus e Chikungunya

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
A  CIPA, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho do Grupo Juba, promoveu na última quinta-feira (16), no auditório do Corporativo, um ciclo de palestras sobre a Dengue, Zika Virus e Chikungunya. O evento foi direcionado aos colaboradores do Juba Supermercados, Atacado Pantanal e Corporativo das empresas.

As palestras foram ministradas nos dois períodos, matutino e vespertino,  pela Enfermeira do Hospital Regional de Cáceres, Luciana Comachini Sampaio. Ela abordou  as causas, sintomas e prevenção das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypt  .

A palestrante destacou a importância da prevenção dessas doenças, também no ambiente de trabalho, e não apenas no doméstico. Conforme Luciana, a doença também pode ser  considerada trabalhista, devido a ação do mosquito ocorrer durante o dia.

“ A importância de se manter os ambientes livres de criadouros com água parada é fundamental para o controle da epidemia dessas doenças, pois o Aedes Aegypt é o mesmo vetor da Dengue, Zika e Chikungunya”, observa a enfermeira.

Durante as palestras, ela  listou os locais propícios para criadouros e as ações que a população deve adotar para inibir os focos de dengue. “O mosquito deposita seus  ovos em água parada. Pneus, tampinhas, caixas d’água, latas, garrafas e outros recipientes que possam acumular água parada são locais favoráveis à reprodução do mosquito”, explica Luciana Sampaio. 

Para a presidente da CIPA no Juba, Cida Lira,  as orientações são importantes e devem ser transmitidas para o maior número de colaboradores.  “Por isso, só hoje realizamos quatro palestras rotativas, onde atendemos um número significativo de pessoas”, avalia Cida.

Já a colaboradora Luzia Conceição dos Santos, analisa que esse tipo de evento é muito importante  para a conscientização, porém ela adverte que só a informação não é suficiente para os resultados. “Muitas vezes temos o conhecimento e não temos atitude, devemos sim é estar atentos e colocar as orientações em prática. Só depende de nós”, brada Luzia.

O Diretor Mirko Ribeiro,  aprova a iniciativa, não só pelo caráter da prevenção, mas principalmente pela saúde dos seus colaboradores. Segundo ele é mais uma ação de responsabilidade social do Grupo Juba. “ Em 2014, a Dengue era a 41º motivo de afastamento médico  de 15 dias em todo o Brasil, já em 2015, saltou para o 5º, um salto de 36 posições. Por isso, esta preocupação em alertarmos os riscos que corremos.  Se todos se conscientizarem e fizerem sua parte, diminuiremos os riscos e estes números em 2016, ”, finaliza Mirko.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet