Notícias / Educação

18/11/2016 - 15:37

Especialista em educação infantil fará palestra e lançará livro hoje em Cáceres

Por Jornal Oeste

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
O Núcleo de Estudos sobre Educação, Gênero, Raça e Alteridade (NEGRA) promove hoje, 18, a partir das 19h30, no plenário da Câmara de vereadores de Cáceres, uma palestra com a professora Anete Abramowicz da Universidade Federal de São Carlos-SP (UFSCar).
 
O tema será: Infância e Relações Étnico-raciais: sujeitos e fronteiras.
 
Na ocasião a professora autografará o livro "Estudos da Infância no Brasil: encontros e memórias", publicado pela EdUFSCar.
 
O livro foi elaborado a partir de pesquisas nas quais foi possível reunir reflexões de diversos teóricos e traçar os principais temas e perspectivas que norteiam a publicação. O lançamento será aberto a todos os interessados.

Sobre a temática do livro, a professora Anete Abramowicz relata que "o tema desta obra é a genealogia do campo dos estudos da infância no Brasil. Ou seja, quem, como e quais os temas sobre crianças, infâncias e a educação infantil foram sendo erigidos neste período e de que maneira? O que foi dito sobre as crianças e suas infâncias e qual a contribuição disto e o impacto das teorias construídas na prática e na política pública?", ressalta.

A temática central da obra está voltada à educação infantil. Anete aponta que "a educação infantil no Brasil é esquizofrênica. Pois na mesma medida em que todos já sabem que o efeito de uma educação infantil de qualidade para as crianças pequenas tem um impacto direto no PIB do país e, ao mesmo tempo, na história escolar e na construção de uma boa infância para as crianças (...), na prática temos observado um abandono das crianças de zero a três anos em equipamentos conveniados ou com uma educação não formal." Analisando esse contexto atual no Brasil e a publicação do livro, a professora diz que "a obra também vem como um grito sobre a importância das crianças, primeiramente, de suas infâncias e de sua educação", conclui.
 
Anete Abramowicz é especialistas em educação e docente do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). 

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet