Notícias / Direto da Fonte

07/11/2016 - 14:46

Razão

Por Da Redação

A derrota do PSDB de Pedro Taques em Cuiabá e a vitória de adversários de peso como PMDB e o PR em grandes colégios eleitorais do Estado, seguem produzindo cenários já com vista as eleições estaduais de 2018. O site RDNEWS confirmou na coluna Curtinhas, uma previsão que eu já havia feito aqui e para interlocutores políticos da região. O recuou do prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB) da disputa a reeleição em Cuiabá, na verdade foi uma jogada de marketing muito bem elaborada para colocá-lo como pré-candidato a governador em 2018. Como eu havia previsto, ele será adversário de Taques. Como não ocorre há tempos, a disputa de 2018 já está desenhada. Todas as raposas vão se reunir na oposição para banir o ‘Mini Collor’ e seus seguidores do Palácio Paiaguás. Do jeito que ele está governando, não vão precisar de muito esforço. Taques não termina o mandato sem atrasar o pagamento dos salários dos servidores estaduais e provocar um caos economia do Estado. Anotem e depois me cobrem.
 
Vai junto
 
E se ele for para o buraco como está desenhado, certamente vai levar junto aliados. Neste aspecto, Cáceres pode mais uma vez ser prejudicada politicamente porque o deputado doutor Leonardo (PSD) o prefeito Francis Maris (PSDB), o suplente de deputado estadual Adriano Silva (PSB) e o suplente de deputado federal, Túlio Fontes (PSB), estão neste momento na base aliada do governador. Este cenário só vai favorecer quem está ou estiver na oposição. Por enquanto, o único que dá sinais que estará na oposição é o estreante doutor Eduardo do Regional (sem partido).
 
De volta
 
Por falar em doutor Eduardo do Regional, o seu guru esteve recentemente em Cáceres marcando sua volta a política local e regional. Aproveitando da incapacidade das demais lideranças da cidade e da região de formaram novos e sólidos grupos, o ex-deputado federal Pedro Henry voltou com tudo.
 
Prés
 
Com a volta de Pedro Henry, o jogo político deve ficar mais intenso daqui para frente. Neste momento em Cáceres, há seis nomes com densidade eleitoral para a disputa de 2018. Para buscar uma vaga de deputado federal e ocupar o lugar do ineficiente Ezequiel Fonseca (PP), surgem os nomes do prefeito Francis Maris (PSDB), do deputado doutor Leonardo (PSD) e do ex-prefeito Túlio Fontes (PSB). Os três também poderão disputar uma vaga na Assembleia Legislativa junto com o professor Adriano Silva (PSB), doutor Eduardo do Regional (sem partido) e doutor Sérgio Arruda (PSD). Por falar em doutor Eduardo do Regional, ele está sendo sondado por vários partidos, entre eles, o PR e o PMDB que estarão na oposição na próxima eleição. Quem também está próximo da oposição é o ex-prefeito Túlio Frontes (PSB).
 
Região
 
Por falar em candidatos a estadual, a região, assim como Cáceres, vai ter uma chuva de candidatos. Além de Lair Mota (PP) e Airton Português (PSD), que hoje são suplentes, Túlio Casado (PSB) de Quatro Marcos, Merson Prata (PP) de Salto do Céu e a ex-prefeita de Lambari, Maria Manea (PSD), são candidatíssimos.
 
Vai se ferrar
 
Por falar em deputado estadual, o site RDNEWS e o jornal A Gazeta, veicularam nesta final de semana, que doutor Leonardo (PSD), está sendo cotado para assumir a Secretaria de Ciência e Tecnologia. Na minha avaliação, se topar, vai acelerar o fim da prematura carreira. O duro que ele tem um caminhão de assessores e pelo que vejo, nenhum tem coragem de alertá-lo sobre isso.
 
Amargo
 
Como era de se esperar, o prefeito de Cáceres, Francis Maris (PSDB), turbinado pela reeleição, vai entrar rasgando no bolso dos contribuintes cacerenses, principalmente os que não pagam o IPTU. Em entrevista recente ao site RDNEWS ele anunciou que uma das primeiras medidas do seu segundo mandato, que começa em janeiro, será atualizar o valor venal dos terrenos da cidade. O problema é que ao aumentar o valor dos imóveis, ele também aumenta o valor do IPTU. Vai ter desgaste, mas poderia ser menor, se promovesse medidas de economia e eficiência na gestão. Por exemplo, reduzir o número de secretarias. Poderia fundir Indústria, Comércio, Agricultura, Turismo e Meio Ambiente, criando a Secretaria de Desenvolvimento. Na mesma linha, poderia fazer a Educação, ser o que era. A junção de Esporte, Lazer, Cultura e Educação. Neste caso, é oportuno criar a coordenação de Cultural, para atuar na área de eventos. Também economizaria se fundisse Fazenda com Finanças e Planejamento com Administração. A parte cômica dessas medidas, é que poderá não sobrar espaço para os soldados eleitorais de doutor Leonardo que estão babando por cargos na próxima gestão.
 
Eliene
 
Até que enfim. Uma importante fonte da Coluna de dentro do gabinete do prefeito de Cáceres, Francis Maris (PSDB), revelou que a vice-prefeita Eliene Liberato Dias (PSDB), deverá assumir uma Secretaria na próxima gestão. Se fizer isso, vai corrigir um erro político. Eu pessoalmente a aconselhei a reassumir a Ação Social na gestão passada para criar musculatura política para vir a ser prefeita futuramente. Desta vez, parece que ela acordou e vai fazer a coisa certa. Pelo perfil, ela poderia ir para Ação Social, mas na minha avaliação e pensando no futuro, o melhor seria ela assumir a Secretaria de Governo, braço direito do prefeito.
 
Não muda
 
Faltando pouco mais de um mês para o início do período das chuvas em Cáceres, a prefeitura ainda não promoveu a limpeza dos canais de escoamento de água que cortam a cidade. Se chover muito, os alagamentos serão inevitáveis. Também por falta de planejamento, talvez não tenhamos a iluminação de Natal da Catedral, Réveillon e o Carnaval Popular.
 
Balançando
 
Pelo que li no jornal Expressão deste final de semana, daqui para o final de ano o Japonês derruba o Thebestinho da Secretaria de Saúde. Anotem, depois me falem. O Japa quer pavimentar uma eventual candidatura de estadual em 2018 e na pior das hipóteses, a vereador em 2020, afinal de contas essa é a profissão dele.

Comentários

inserir comentário
16 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Joed Luiz, em 16.11.2016 às 18:13

    Cáceres, está igual a seleção brasileira: "Que pegou o Peru de frente, enfiou dois e dorme relaxado na ponta"

  • por AMIGOS DE CÁCERES 2018, em 09.11.2016 às 13:33

    EM 2017, LANÇAREMOS UMA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA CÁCERES TER APENAS DOIS NOMES PARA DEPUTADOS ESTADUAIS E UM NOME PRA FEDERAL. #2018caceresbemrepresentada

  • por AMIGOS DE CÁCERES 2018, em 09.11.2016 às 13:31

    QUE DESPEITO HEIM, DIZER QUE TEM NOMES QUE NÃO DECOLAM DE FORMA GENERALIZADA! Vamos analisar os nomes?

  • por AMIGOS DE CÁCERES 2018, em 09.11.2016 às 13:30

    O Tulio Fontes queria ser candidato a Prefeito pelo PSB e não construiu, não tem grupo, perdeu espaço para o Prof. Adriano Silva que com um grupo pequeno, soube construir. A REALIDADE, QUE TULIO FONTES SEMPRE TEVE FESTA PRONTA, SEMPRE FEZ CAMPANHA COM GRUPO DOS OUTROS.

  • por AMIGOS DE CÁCERES 2018, em 09.11.2016 às 13:29

    JÁ O DR. SERGIO, COMO MÉDICO É EXCELENTE, MAS COMO POLITICO, PROVOU QUE É INEXPERIENTE E CERCOU DE OPORTUNISTAS QUE NÃO CONSTRUÍRAM SEQUER UMA CANDIDATURA DE PREFEITO ONDE TERIA APOIO DO DEPUTADO LEONARDO E DO VICE CARLOS FAVARO. Infelizmente perdeu a oportunidade de ser candidato com viabilidade do momento. Pois se ele fosse candidato, o Prof. Adriano iria recuar.

  • por AMIGOS DE CÁCERES 2018, em 09.11.2016 às 13:27

    Já o Médico Oncologista o Dr. Eduardo, é reconhecido o seu trabalho na área da saúde e o lado humanista que possui em Cáceres e toda a região, bom homem de um bom coração. Mas creio que ele vem para 2020 para Prefeito apoiado por um Deputado eleito em 2018.

  • por AMIGOS DE CÁCERES 2018, em 09.11.2016 às 13:26

    O PROF. ADRIANO TEVE NA ELEIÇÃO DE DEPUTADO, QUASE 19 MIL VOTOS, FICOU NA PRIMEIRA SUPLÊNCIA. FOI CANDIDATO A PREFEITO E TEVE UMA BOA VOTAÇÃO, POIS LUTOU CONTRA A MAQUINA, OS PUXA SACOS DO PODER E CONTRA O CARA MAIS RICO DA CIDADE, APOIADO PELO DEPUTADO LEONARDO E PELO GOVERNADOR E VICE GOVERNADOR.

  • por ??, em 09.11.2016 às 13:09

    Leonardo como Secretario, terá acesso as dezenas de municípios com ações diretas pela Secretaria. E sendo Deputado, terá acesso aos Deputados pra apoiar ações que contemplem Cáceres e região. Quem esta falando negativamente do Leonardo, por que quer uma boquinha e não tem, só fica falando que ele esta mau assessorado. Olha bem, em 2017 muitas obras serão executadas e entregues, vamos matar uma vaca em cada obra finalizada e comemoremos com o povo, um grande churrasco, se Deus permitir. #leofederal2018

  • por Esmeraldo Rodrigues de Jesus, em 08.11.2016 às 22:49

    Concordo com o Gonzaga em relação a SECITEC, vão colocar mais uma poita no doutor, aliás, já está com algumas bem amarradas ao pescoço é quase impossível que se escape delas.... Pode até escapar, mas precisará de uma grande transformação e viver a realidade para mudar o rumo da História... Se alguém dúvida, pergunte ao povo de Cáceres... Quanto aos três nomes, não decolam, o povo quer alguém do povo e com certeza vamos ter...

  • por FLÁVIO VANINI, em 08.11.2016 às 11:32

    AINDA TEM MUITA ÁGUA PRA PASSAR POR DEBAIXO DA PONTE,NADA ESTÁ DECIDIDO SOBRE ESTE OU AQUELE. QUALQUER TIPO DE ANÁLISE COLOCANDO ESTE OU AQUELE ,COMO VENCEDORES E DERROTADOS É PREMATURO. TALVEZ OS QUE PERDERAM AGORA TA COM A VISÃO DETURPADA DA SITUAÇÃO DA POLÍTICA ESTADUAL,ESPERE E VERÁ!

Mais comentários
 
Sitevip Internet