Notícias / Cidade

28/10/2016 - 09:41 | Atualizado em 28/10/2016 - 09:52

Mirassol D'Oeste completa hoje 52 anos de fundação

Por Jornal Oeste

Divulgação

 (Crédito: Divulgação)
Mirassol D´Oeste completa hoje, 28, os seus 52 anos de fundação.  Três eventos estão marcando a data.

A 19ª Exposição Agropecuária, a 37ª Festa do Peão e a 13ª Feira de Artesanato, Gastronomia, Festival de Danças e Teatro.

Hoje, 28, a noite no Parque de Exposições acontecerá o show nacional com a dupla Israel e Rodolfo.

Amanhã, 29, no mesmo local, acontecerá o show com a dupla Mayck e Lian.

No domingo, 30, também será realizado o tradicional boi no rolete. Serão servidos gratuitamente 21 bois.

Os eventos são gratuitos e são uma realização conjunta da prefeitura e do Sindicato Rural.


A História

O povoado de Mirassol D'Oeste foi fundado em 28 de outubro de 1964. O nome foi dado em homenagem à cidade paulista homônima onde residia as famílias dos idealizadores da futura cidade, pelos pioneiros Antônio Lopes Molon e Benedito Cesário da Cruz, que vieram para a região por volta de 1958, adquirindo algumas terras devolutas, onde hoje está o município.

No passado a área era ocupada por índios Bororós, também chamados pelos desbravadores paulistas de índios Cabaçais. Hoje os poucos descendentes dessa gente estão em reservas indígenas no município de Barra do Bugres.

A arrancada do povoamento da região de Mirassol D'Oeste começou realmente com a construção da Ponte sobre o rio Paraguai, no município de Cáceres, no ano de 1960, no governo estadual de João Ponce de Arruda.

A colonização dessa área foi grandemente impulsionada pelos projetos do Governo Federal e Estadual que, entre outras vantagens, concediam incentivos fiscais à colonização do Centro-Oeste, como uma forma de incentivo para a ocupação da Amazônia, que era realmente o foco do Governo nessa época.

Até dezembro de 1976 Mirassol D'Oeste ficou sob a jurisdição do município de Cáceres, acontecendo a instalação oficial do município em 1.º de fevereiro de 1977, com sessão na Câmara Municipal, sendo nomeado interinamente na direção do município, Ataíde Pereira Leite, com apenas 25 anos de idade, sendo substituído por Samuel Greve, nomeado pelo Governador de Mato Grosso Frederico Campos.

A cidade concentra um grande número de imigrantes paulistas das cidades de Fernandópolis, Jales, Mirassol, Santa Fé do Sul, São José do Rio Preto e Votuporanga, entre outras.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet