Notícias / Cidade

27/10/2016 - 12:20

Diretoria da Udabol e Consulado da Bolívia entregam bolsas de estudo a alunos de Cáceres e San Mathias

Por Jornal Correio Cacerense

Jornal Correio Cacerense

 (Crédito: Jornal Correio Cacerense)
O Consulado da Bolívia em Cáceres desde 2015 firmou um acordo com a Universidade de Aquino Bolívia - UDABOL, com bolsas de estudos para estudantes de San Matias, agora para 2017 esse acordo foi estendido para alunos de Cáceres também.

O acordo previa  4 bolsas de estudo para San Matias e 2 bolsas para Cáceres, porém ontem durante a cerimônia da entrega de bolsas com a presença da Diretora da Udabol Claudia Camacho foram entregues 11 bolsas.  

Emilio Tamayo, Cônsul da Bolívia em Cáceres, falou a reportagem do Jornal Correio Cacerense, que se sente lisonjeado em ser o pioneiro a fazer essa integração, e que acredita ser este o primeiro laço firmado entre os dois países de muitos que virão.

Emilio disse ainda que a principio seriam duas bolsas ofertadas pela Universidade para Cáceres, mas que devido a grande procura,  ele articulou com a Udabol mais bolsas totalizando 11 alunos agraciados, sendo que oito estudantes receberam bolsa de 80% e 3 alunos de 100%.

Na ocasião receberam as bolsas de 80%  os estudantes: Deangeli Augusto Cima; Georgea Suzane Achaval Ferreira; Thairine Renata Estorillo Filho da Silva; Sheise Araujo Gamarra de Macedo; Matheus França Gonçalves; Erika Sabrina Xabier da Silva; Raphael de Oliveira Espascini; Milleny Ferreira Souza.

As alunas Mikaella Aline Bravo Teixeira; Thayna Thais Araujo e Carla Lorena da Silva Garcia receberam bolsa integral.

A solenidade de entrega aconteceu no auditório do Hospital Regional em Cáceres e contou com a presença dos  pais dos alunos contemplados, do Secretário de Governo Wilson Massahiro Kishi,  representante do prefeito e autoridades brasileiras e bolivianas.

Na ocasião Wilson Kishi destacou que essa integração Brasil/Bolivia por meio das bolsas de estudos da Universidade é muito importante para desmanchar a imagem negativa entre os dois países que é noticiada pelos meios de comunicação  como trafico de drogas e roubos de veículos.

Comentários

inserir comentário
6 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Laura, em 28.10.2016 às 09:10

    As faculdades de Santa Cruz, bem como as de municípios aonde tenha os cursos que interessam brasileiros, poderiam intervir em certas atitudes do governo, elas têm poder para isso, vi a matéria e conheço lá, poderá sim refletir nos alunos daquele lugar, este ministro não pesou as palavras antes de acusar, conversei com algumas pessoas que vivem lá e me disseram que é irreal de que a maioria dos crimes não tem a participação de brasileiros, os bolivianos de um tempo para cá estão mais agressivos e comentando cada dia mais crimes, como exemplo a da filha de um dono de laboratório de lá,roubos de bancos, mercados, entre tantos outros, acho que os brasileiros levaram fama até agora para ocultar os latrocínios daquele lugar ! Não estou defendendo, até pq tem sim uma porcentagem de brasileiros que estão foragidos naquele lugar mais dai colocar maior culpa, isso é um tanto quanto estranho mesmo.

  • por Laime, em 28.10.2016 às 01:16

    Estão chingando brasileiros em redes sociais depois do comentário da matéria daquele ministro falando que a maioria dos roubos são feitos por brasileiros, lá existe um presídio chamado palmasola, esse presídio existe 90% de bolivianos em " cárcere " se pode chamar assim, até pq segundo informações dentro desse presídio aos finais de semana tem até churrascos, bebidas, enfim, e vem falando que a maioria são brasileiros que ocasiona a maior parte dos roubos ? Estranho essa declaração. De uns dias para cá a bolivia está colocando o Brasil como país adversário, por que será né ? A fonte secou !? Eles não falam que o governo brasileiro deu um helicóptero para combate do narco entre tantas outras contribuições milionárias né !? Esse ministro está equivocado sim ou tiraram a fita da boca e agora podem falar a vontade ?

  • por Fabrício, em 27.10.2016 às 17:36

    Muito boa iniciativa da Udabol, mas o que o amigo fala abaixo tem nexo, vivo em Santa Cruz a seis anos, policiais arrancar mesmo dinheiro de brasileiros, existe aumento de preço para quando veem que são brasileiros, tudo aqui na feira fica implico mais caro, os casos de violência e sim verdade que as meninas são da minha faculdade e agora existe um grupo chamado G5 que é formado por 5 bolivianos com objetivo de roubarem e violentarem os brasileiros ou qualquer estrangeiros, e a maioria dos crimes, os mais hediondos são feitos pelos bolivianos sim, todos que vivem aqui sabe disso, li a matéria do el deber e acho que esse cara está por fora do que acontece por aqui, pode ter porcentagem sim d estrangeiros envolvidos mais dai falar que a maioria são brasileiros isso não procede mesmo.

  • por Juniors, em 27.10.2016 às 14:19

    Espero que alguém tomem alguma atitude antes que saia algo mais sério, e que essa fronteira nossa seja mais eficaz pq mostram apreensões, so para aparecer na mídia, pq tem também malandros brasileiros condenados fugindo pela fronteira sim! E quem está lá, pessoas, brasileiros de bem que paga o pato por uma fiscalização de fronteira que deixa a desejar, revistar pessoas de bem estos pronto agora entrar no mato para pegar bandidos foragidos quem vai querer né ! Bom fica a dica até para o jornalista fazer uma matéria mais específica ! http://m.eldeber.com.bo/santacruz/romero-atribuye-atracos-brasilenos-ilegales.html

  • por Juhsilva, em 27.10.2016 às 14:15

    Olhem bem o que o tal está causando, a diplomacia que tem, falando brasileiros, generaliza, os bolivianos são muito influenciáveis e isso poderá causar até mortes, ou até mesmo uma xenofobia coletiva por parte deles contra os brasileiros que ali estão ! Agora aqui no Brasil , terra de ninguém, podem entrarem e saírem, e os brasileiros lá toda vez que saem por SAN Matias tem que pagar a imigração em torno de 80 reais !

  • por Junior, em 27.10.2016 às 14:10

    Enquanto de um lado ficam tentando fazerem a boa vizinhança, os cruzenhos ( Santa Cruz de lá sierra ), tenta jogar os bolivianos contra os brasileiros, igual uma reportagem que saiu no el Deber com relação ao roubo de uma joalheria, as câmeras não pegou os rostos e já estão acusando brasileiros desse roubo, o ministro da justiça enfatizou na matéria que os brasileiros são os maiores ladroes que assaltam aquele lugar, estimulando assim os bolivianos contra os brasileiros podendo acarretar crises diplomáticas, mas não fala sobre as estudantes estrupadas, roubadas, semana passada foram mais duas, chegaram até de queimar com cigarro a vagina de uma delas, policiais corruptos tiram dinheiro de todos os brasileiro que abordam mesmo estando com documentos em dia ! Eles são os Santos sempre e os brasileiros monstros, agora americanos lá são deuses e não dão a mínima para aquele país !

 
Sitevip Internet