25/10/2016 - 18:24
Bezerra espera que governo Temer retome projeto da Hidrovia Paraná-Paraguai
Por Assessoria
Ilustração
O deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT) voltou a defender na Câmara a implantação da hidrovia Paraná-Paraguai. Projeto de muitos anos que, segundo ele, representa reforço da integração sul-americana, aumento da competitividade de produtos nacionais, atração de investimentos estrangeiros e incentivo ao desenvolvimento regional.
A hidrovia é um plano dos países da Bacia do Prata – Bolívia, Paraguai, Argentina, Uruguai e Brasil – para transformar os rios Paraguai e Paraná num importante canal de navegação, possibilitando a circulação de comboios 24 horas por dia, durante todo o ano.
O sistema completo da Paraná-Paraguai alcançaria 3.400 quilômetros, entre Cáceres, no estado de Mato Grosso, e Nova Palmira, no Uruguai, e exigiria obras para melhorar a navegabilidade, aprofundar o calado e corrigir o curso em diversos trechos.
Desde a década de 80 já foram feitas várias tentativas de ampliar a capacidade de navegação da bacia do rio Paraguai, que atravessa o Pantanal Mato-grossense, mas a utilização plena da hidrovia continua em aberto. Conforme Carlos Bezerra, se efetivada, ela reduziria entre 40% e 60% o custo da movimentação de cargas de grãos e minérios.
Bezerra cita o embaixador Rubens Barbosa, presidente do Conselho de Comércio Exterior da Fiesp, para quem “a hidrovia Paraná-Paraguai poderia se transformar no projeto síntese da integração regional, beneficiando cinco países”.
Barbosa defende a criação de uma autoridade supranacional responsável por todos os aspectos relacionados ao transporte na hidrovia, advertindo que chegou o momento de os cinco países interessados darem passos efetivos para a concretização do empreendimento.
“Há vários obstáculos a serem superados, mas nenhum que justifique o abandono de um projeto tão importante. Espero, por isso, que o novo governo brasileiro o coloque entre suas prioridades, tornando realidade uma iniciativa multilateral que sem dúvida será benéfica para todas as nações participantes.”, disse Bezerra.
Comentários
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por ABEL DONATO DELUQUI, em 25.10.2016 às 23:25
Lá vem promessa e conversa pra boi dormir. Existem outras opções mais baratas e que deverá dar certo e uma delas é a ferrovia que poderá ser mais vantajosa para todos, inclusive para a região de Cáceres. Agora se falar apenas da hidrovia CÁCERES/CORUMBÁ/CÁCERES, isto é possível e mais barato e não para a travessia do Rio Paraguai até Nova Palmira.
Se construir a ferrovia partindo do Porto do Açu/RJ, ligando em linha perpendicular passando por MT,Rondonia/Acre(BRASIL) e direcionando para San Juan(PERU) chegaríamos mais facilmente ao Pacífico e consequentemente barateando tanto na exportação quanto na importação de produtos asiáticos e principalmente dos Chineses.