Notícias / Politica

24/10/2016 - 10:45

​Movimento quer a redução dos salários dos vereadores de Cáceres

Por Jornal Oeste

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
Um movimento anônimo no aplicativo WhatsApp está convidando a sociedade organizada de Cáceres, a ir a Câmara de Vereadores na sessão desta segunda-feira, 24, para protestar contra um eventual aumento dos salários dos vereadores de R$ 10 para 15 mil e pedir o fim da Verba Indenizatória de R$ 2.800.
 
Na mensagem que está sendo replicada e compartilhada por vários grupos, dentre eles, o da Associação Comercial e Empresarial (ACEC), os promotores do movimento defendem que os salários dos vereadores cacerenses sejam igualados aos dos professores, mas não especifica, se são os da rede municipal, estadual ou federal, que possuem vencimentos diferenciados.
 
Por meio das redes sociais e de sua assessoria de comunicação, a mesa diretora da Câmara liderada pelo vereador Marcinho Lacerda (PMDB), nega que o assunto esteja na pauta da Casa.
 
Na semana passada, o vereador eleito Rubens Macedo (PTB), que é o favorito da situação para concorrer à presidência da Câmara para próxima legislatura, defendeu o aumento. Ele inclusive criticou a atual mesa diretora, que de acordo ele, já deveria ter feito o reajuste com base nas perdas inflacionarias dos últimos quatros anos.

Macedo disse que não se trata de aumento, mas sim de uma correção de perdas que é feita a cada quatro anos, no fim da legislatura.
 
Sobre a Verba Indenizatória, ele disse que defende a sua manutenção e o valor atual.
 
‘Acho que ela é necessária e o valor é justo’, resumiu.
 
Paralelamente a este assunto, a sessão desta segunda-feira, 24, terá como destaque a leitura do Projeto de Lei do Executivo que altera o lotacionograma.
 
A aprovação do projeto é condição essencial para que o município realize ainda este ano um concurso público para reduzir em 80% o número de servidores contratados.
 
A medida atende a uma determinação do TCE que ameaça reprovar as contar da atual gestão, caso o concurso não seja realizado.
 
Na semana passada o Controlador do Município, Arnaldo Traldi, disse ao Jornal Oeste que a prefeitura já tem um acordo firmado com a UFMT e que o concurso deverá oferecer de 400 a 600 vagas para diversas áreas.
 
Outro assunto que deverá estar na pauta da sessão de hoje, 24, é o Projeto de Lei do vereador Cabo Pinheiro (PSB), que altera o Regimento Interno da Câmara permitindo o afastamento de vereadores por motivos particulares.
 
A medida, segundo Pinheiro, é democrática e facilitará a promoção do rodizio parlamentar, dando possibilidade que os 30 suplentes diplomados possam assumir uma vaga ao longo dos próximos 4 anos.
 
‘Nada mais que justo que quem ajuda a eleger, também possa exercer o mandato, pontuou o parlamentar que não conseguiu se reeleger e é segundo suplente da sua coligação.

Comentários

inserir comentário
29 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por PAULO CESAR, em 25.10.2016 às 12:18

    foram votar no RM.... agora aguentem.... 4 anos...

  • por Anônimo, em 25.10.2016 às 11:59

    E Cambada de mercenários porque não discutem melhorias para ruas e bairros de nossa cidade, é uma vergonha nossa cidade está desse jeito, abandonada largada por que não dão exemplo para o país e o mundo reduzindo seus altos salários para um salario minimo igual a maioria dos trabalhadores de nossa cidade. Tanto a fazer em nossa cidade e essa cambada querendo aumento , nem entraram ainda e já estão pedindo aumento, isso é uma vergonha vamos acordar povo de cáceres temos q fiscalizar,cobrar, e reivindicar nossos direitos. Colocar essa cambada para trabalhar em prol do povo da nossa cidade. Vergonha,vergonha,vergonha,vergonha.....

  • por FLÁVIO, em 25.10.2016 às 10:28

    OS VEREADORES DE CÁCERES NÃO TEM NECESSIDADE DE AUMENTO DE SALÁRIO,E SIM A NECESSIDADE DE REDUÇÃO DE SALÁRIO URGENTE. CÁCERES NÃO TEM NECESSIDADE DE TER 15 VEREADORES TEM QUE REDUZIR ESSE NÚMERO PARA 11 E JÁ! QUERO VEREADORES TRABALHANDO COM SALÁRIO DE TRABALHADOR!

  • por Larissa, em 25.10.2016 às 02:21

    Depois vc só vê projetos como, "incluiu data no calendário municipal, titulo de cidadão" nesse molde.. PORQUE não vão discutir e fazer as alterações necessárias no Código Tributário Municipal? onde a URM de ambulante paga mais de 600 reais pelo alvará, sendo q o comum das empresas pagarem é entre 200 a 500 reais, isso estabelecimento com uma metragem boa, enquanto isso, tem LEIS inclusive, INCONSTITUCIONAIS, que foi aprovada nessa câmara, em outras gestões, que dá isenções a determinadas empresas! NÃO HÁ SALÁRIO QUE AGUENTE ASSISTENCIALISMO! Tem muito vereador que se reelegeu porque vive fazendo FAVOR, mas a função do vereador não é fazer favor, é fazer PROJETO para melhorar a vida do povo.. TEM tanta lei MAL FEITA que precisa ser rediscutida .

  • por MANEZINHO, em 24.10.2016 às 22:13

    Vou fazer um comentário sucinto porem bem objetivo e direto aos senhores vereadores.Todo ser humano que luta e trabalha sempre tem um obejtivo na vida, pois bem senhores nobres vereadores.Exemplificando todo médico, arquiteto, engenheiro ou qualquer profissão que seja tem que passar pelo clivo de um vestibular para ser alguem. Portanto a minha colocação e a seguinte que todo e qualquer tipo de politico teria que passar pelo clivo de um vestibular para depois tentar uma vaga ou no senado, camara, tanto na esfera Federal, Estadual ou municipal, o que estamos vendo hoje são politicos totalmente despreperados sem capacidade alguma de exercer um cargo publico. Ex. politicos totalmente analfabetos.Pensando somente em si proprio esquecendo de quem os elegeram.reflitam esta ideia e me fale se não é interessante.

  • por Sandro, em 24.10.2016 às 19:22

    Potz dessa vez banquei o bobo não me candidatei, mas as próximas não me escapa, com esse salário que querem até eu que sou meio bobo quero pescar ! Aí amarro mesmo meu burrinho na sombra, arrumo minha carroça e faço dela uma carroagem, dou um tapa no visual e ainda pago de defensor do povo, aquele cara que paga de bonzao e fala que vai resolver tudo e passa 4 anos no embromeiccion! Tá fácil demais !

  • por Clebson miranda firmino, em 24.10.2016 às 19:09

    Eu fico indignado com tudo isso , o país passando por tudo isso é ainda esses vermes tem coragem de aumentar o salário em 5 mil reais , todos ai nunca ligou pra cidade e sim só para o próprio bolso ...esse Rubens Macedo eu não entendo como uma cidade tem coragem de eleger uma pessoa como essa , valeime meu Deus vamos nos curar dessas pragas , vamos eliminar isso da nossa vida , analizem se isso é realmente democracia, sendo que eles são nossos empregados , mas eles nos roubam o tempo todo, desgraças do Brasil

  • por gil, em 24.10.2016 às 18:05

    Pelo amor de deus ! vamos lutar para igualar o salario desses vereadores ao dos professores da rede municipal ! professores tem muito mais valor que esses vereadores ! revoltante !

  • por Luciana, em 24.10.2016 às 18:00

    Igualdade salarial para professores municipais e vereadores, isso sim é justo vereador, pq só olham seus rabicó enquanto professor se mata de trabalhar, ensinar, e ganham uma meleca ! Vcs são melhores que eles ? Aliás nunca ouvi falar que essa câmara fez qualquer tipo de ação para ajudar os professores do município, a não ser moções, tomem vergonha isso sim

  • por Leo, em 24.10.2016 às 17:33

    Vamos para câmara mesmo fazer esse povo entender que trabalham para a população e não por salários exorbitantes para ficarem de barriga para cima vendo os quatro anos passar, ainda vem justificando que aja justo, muito cebo na cara pra sair com essa, pensei que não poderia piorar mais quando vi o nome desse senhor eleito disse, está feia a coisa de novo. Finais dos tempos mesmo

Mais comentários
 
Sitevip Internet