Notícias / Cidade

20/10/2016 - 11:00

​MPE de Cáceres lidera discussão sobre endividamento de aposentados e pensionistas

Por Jornal Oeste

Jornal Oeste

 (Crédito: Jornal Oeste)
No próximo dia 4 de novembro, o Ministério Público Estadual em Cáceres, em conjunto com a OAB, Conselho Municipal do Idoso e Secretaria de Ação Social, promove uma Audiência Publica, para discutir a oferta de créditos e empréstimos consignados a idosos, aposentados e pensionistas por parte das instituições financeiras da cidade.
 
O evento será realizado a partir das 14h no auditório do Centro Municipal de Cultural.
 
Conforme o promotor Douglas Liangiardi Strachicini, a iniciativa visa alertar os idosos para o superendividamento e responsabilizar a instituições financeiras.
 
O credito consignado para aposentados e pensionistas, criado como forma de melhorar a qualidade de vida da melhor idade, se tornou um pesadelo para a maioria deles.
 
Hoje existe uma massa superendividada e com descontrole financeiro do devedor de boa-fé que não consegue pagar as dívidas sem sacrifício da própria sobrevivência.
 
Entre as razões do seu surgimento está a ampla oferta de crédito sem a devida educação financeira.
 
O crédito consignado entra neste palco como modalidade de empréstimo amplamente difundida entre os idosos – aposentados/pensionistas – e razão do endividamento dessa população.
 
A adesão em massa dos aposentados e pensionistas, sobretudo os de baixa renda e baixo grau de escolaridade, ao crédito consignado fez com que a carteira ganhasse rápida projeção entre os bancos, que passaram a investir massivamente na oferta e publicidade dirigida a esse público.
 
Esses idosos têm se aventurado expressamente nesta modalidade de crédito e ocupam, atualmente, o segundo lugar no ranking dos contratantes.
 
Sutilezas nesses contratos representam verdadeiras armadilhas para o endividamento: o serviço é cedido sem qualquer consulta prévia à saúde financeira do mutuário; dividido em intermináveis parcelas, mantendo a renda comprometida por vários anos; renovado automaticamente, fazendo com que o tomador perca o controle de sua quitação; e liberado por meios que facilitam a ocorrência de fraudes.
 
O consumidor idoso que se torna superendividado está quase sempre imbuído do desejo de satisfazer carências imediatas; atender a pedidos de familiares; ou ainda é mal orientado pelas consignatárias, persuadidos por vendedores abusivos.
 
Contratam o empréstimo consignado e rapidamente são engolidos por um turbilhão de consequências por ele não imaginadas que, gradativamente, dificultam o pagamento de suas contas.
 
O processo de endividamento culminará na impossibilidade de quitação das dívidas, levando-o à aquisição de novos empréstimos para quitar os anteriores.
 
Este moto-contínuo coloca-o numa situação periclitante, sobretudo quando não mais dispõe de margem consignável para realizar novos empréstimos, embora persista a necessidade de renda extra, em razão das dívidas crescentes oriundas de parcelas cada vez mais altas.
 
Eis o cenário da falência financeira do idoso, ele que já não dispõe do auge de suas forças para se recuperar dos danos causados por este processo, vê afetados gravemente os mais variados aspectos da vida.
 
 A vulnerabilidade potencializada, que caracteriza esse consumidor, faz com que o endividamento crônico e excessivo a ele se apresente com feições ainda mais dramáticas. (Com Elisabete Porto).

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por nete, em 20.10.2016 às 17:04

    os pensionistas ou aposentados todos tem a conciencia do que estao fazendo as vezes estao situação apertados que a melhor soluçao fazer emprestimo so que os juros são muitos altos na hora da necessidade a perder de vista para pagar nem olhamos os juros, so que hoje em dia tem varias coisas que oferecem ja vem descontado no salario com isso no final as vezes acaba não recebendo quase nada, o dinheiro ainda e para uma precisão, tem pessoas na cidade insistente vendendo outros produtos se alguem da familia não aceita ainda te criticam ficam insistindo prazo para pagar é longo atenção aposentados cuidados com essas pessoas são pessoas conhecidas daqui da cidade a fama não e boa ja chegam procurando pelo aposentado fala ate o nome completo, sabe que a pessoa ja aposentou

 
Sitevip Internet