Notícias / Saúde

19/10/2016 - 11:12

​Em pleno Outubro Rosa, Mamógrafo do Regional pifa

Por Jornal Oeste

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
Mulheres de Cáceres e região que estão sendo atraídas a fazer o exame preventivo do câncer de mama gratuitamente neste mês por conta do Outubro Rosa, muito provavelmente não conseguirão fazer até o final do mês.
 
Ontem, 18, o acessório que faz a digitalização dos exames captados pelo Mamógrafo do Hospital Regional, pifou. Como ele é importado, a peça deverá demorar ao menos dez dias para chegar na cidade.
 
A informação foi confirmada pelo diretor do Hospita, Mário Rodrigo Kaoru Utsunomyia. Ele lamentou o acontecido, especialmente no período que a demanda pelo exame é alta.
 
‘Passamos o ano inteiro correndo atrás de pacientes para fazer o exame, e agora que temos a demanda, infelizmente o aparelho quebrou’, lamentou.
 
Em Cáceres, o outro equipamento similar é particular. Por lá, o exame custa em torno de R$ 300.
 
Conforme uma fonte da Secretaria de Saúde do Munícipio, que lança no sistema de regulação os pedidos dos exames, atualmente existem 925 solicitações aguardando atendimento.
 
Ela explicou que o controle e liberação dos exames é de responsabilidade do Estado, por ser considerado de média complexidade.
 
Com relação ao exame preventivo de colo de útero, a fonte revelou que eles são de responsabilidade do município e que estão sendo retomados após um período de paralisação por falta de prestador de serviço. Ela só não respondeu se há uma fila de espera pelo exame.
 
A existência do alto volume de pedidos de mamografia foi revelada na noite de ontem, 18, pela presidente do Cáceres Mama, Benice Oliveira, durante um evento na Igreja a Voz da Verdade.
 
A informação surpreendeu até o chefe do setor de Oncologia do Regional, Eduardo Marques de Lima, que palestrou no evento. Ele demonstrou preocupação com a situação e afirmou que o exame preventivo é vital para identificação, tratamento e controle da doença.
 
‘Lamento esta situação e torço que ele se normalize o mais breve possível’, frisou.
 
Enquanto o setor público padece para dar o atendimento mínimo a população, o Laboratório São Mathues, dentro da sua política de responsabilidade social, já realizou gratuitamente desde o início do mês, 70 exames Citopatológico preventivo ao câncer de colo de útero (Papa Nicolau). Ação conta com a parceria da MAC Patologia.
 
Conforme a biomédica Sarah Argenti Alvarenga, até o final do mês, serão mais 50 dentro da programação em apoio ao Outubro Rosa.
 
Os beneficiados estão sendo contemplados através dos programas ‘Manhã Astral’ com Edmilson Tavares e ‘Deus Está no Ar’, apresentado aos sábados pelo padre Rogério Gonçalves, ambos na Rádio Difusora FM.
 
Os ouvintes interessados se inscrevem para participar do sorteio no final dos programas.
 
Diariamente são realizados três sorteios.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Paulo Renato, em 19.10.2016 às 11:49

    Deixe isso de lado, prevenção nessa área de fronteira se faz com enfeites nas ruas, nas avenidas, nas praças e equipamento quebrado no mês da campanha: Não é por acaso que em Cáceres-MT concentra os maiores números de esquerdistas por metro quadrado de mato grosso. Todos pautando e formando comissão....Tudo tem começo e nada tem um fim decente. Isso é o retrato da saúde e não tão diferente na educação pública. Quando uma instituição vai mal ao IDEB, ninguém fala em mudança de trabalho ou de metodologia para reverter o processo. A maioria logo sai gritando: falta dinheiro, vão acabar com o pré sal, é culpa da PEC 241. E ai até os petralhas assanham, continuando a saga da socialização da miséria.

 
Sitevip Internet