Notícias / Educação

17/10/2016 - 08:30 | Atualizado em 17/10/2016 - 08:33

Unemat editora lança dois e-books gratuitos nas áreas de Pedagogia e Comunicação Social

Por Danielle Tavares | Unemat

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
A Unemat Editora acaba de lançar dois livros nas áreas de Pedagogia e Comunicação Social, para download gratuito. Trata-se de “Propagandas e campanhas publicitárias em cartazes: uma proposta de leitu­ra e produção textual”, da professora Elisangela Dias Saboia, e “Crise de imagem: uma análise de caso de Hemília Maia”, de autoria da jornalista Hemília Maia. As obras estão disponíveis no site www.unemat.br/reitoria/editora/?link=catalogo_eletronico.

Fruto de pesquisa de mestrado em Letras, o livro toma como base textos publicitários no formato de cartazes de propaganda para, além da sua leitura básica, promover a análise do discurso publicitário, gênero pouco trabalhado na escola. Saboia inova ao aproveitar a circulação dos textos do cotidiano, trazê-los para a sala de aula e fazer um trabalho de leitura e produção de sentidos que, posteriormente, poderá contribuir para a ampliação do domínio da leitura e da escrita dos alunos.

A autora defende que discutir com os alunos as estratégias utilizadas pelo discurso publicitário é importante para a compreensão dos valores sociais, culturais ou ideológicos transmitidos e aceitos pela sociedade e, saber ensinar a olhar e ler imagens, saber usar as modernas tecnologias no ensino, é um passo importante para se transformar a educação.

Por que as crises de imagem fazem parte do cotidiano atual? Quais são as vantagens de gerenciar uma crise de imagem? São esses questionamentos que esse estudo propõe-se a responder.

A autora analisou dois casos já consagrados de crise de imagem. Um da empresa americana de alimento Jack in the Box e outro, da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), na cidade de Volta Redonda (RJ). Apesar de ambos os casos terem sido classificados como crises de imagem, o diferencial dos episódios reside no fato de como foi feito o gerenciamento da crise de imagem.

Esse livro permite enriquecer as fontes de pesquisa sobre essa temática no país. A obra busca contribuir para sensibilizar para a urgência em se reconhecer a utilidade e a implantação da Comunicação profissional, da necessidade de proteger a imagem e a reputação de toda instituição corporativa ou física.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet