Notícias / Brasil

15/10/2016 - 10:10 | Atualizado em 15/10/2016 - 10:13

Horário de Verão começa hoje. Relógios devem ser adiantados em uma hora a partir da meia noite

Por Estadão

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
Odiado por uns, amado por outros, o horário de verão começará a vigorar a partir da 0 hora deste domingo, 16, quando os relógios deverão ser adiantados em uma hora. A medida será adotada nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País até 19 de fevereiro de 2017.

O objetivo da hora alternativa é estimular o uso da luminosidade natural e, consequentemente, a economia de energia elétrica durante os horários pico, das 18 horas às 21 horas.

Neste ano, a expectativa do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) é de que haja uma economia de R$ 147,5 milhões. Nas Regiões Sudeste e Centro-Oeste o racionamento deverá ser de 3,7%, enquando o Sul deve poupar 4,8%.

A estimativa atual é menor do que o total do ano passado, quando foram racionados R$ 162 milhões. Segundo a ONS, a economia em 2015 foi maior porque não foi necessário maior uso da energia das usinas termelétricas.

Em São Paulo, por causa do novo horário, as estações do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) funcionarão até as 2 horas de domingo.

As únicas exceções são as paradas das Linhas 5-Lilás, até a 0 hora, e 15-Prata do monotrilho, até as 20 horas, ambas do Metrô.

O adiamento da programação em uma hora também será adotado nos itinerários dos ônibus da SPTrans, na capital, e da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), na região metropolitana.  

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet