Notícias / Futebol

14/10/2016 - 07:39

FMF inicia definição do Estadual de 2017, Cacerense não comparece e deve ser rebaixado para 2ª Divisão

Por Robson Boamorte/Jornal Oeste

Robson Boamorte

 (Crédito: Robson Boamorte)
A princípio, e se não houver desistência como acontece em quase todos os anos, o Campeonato Mato-Grossense 2017 será com duas chaves de cinco times cada.
 
Após muita discussão entre os times que compareceram ao arbitral, realizado na tarde desta terça-feira na sede da Federação Mato-grossense de Futebol, dois cenários foram montados pelos oito times que estiverem presentes – Araguaia e Cacerense não mandaram representantes. Dirigentes do Luverdense, Cuiabá, Mixto, Dom Bosco, Operário VG, Operário FC, União e Sinop votaram e chegaram em um consenso (ao menos parcial) do próximo estadual.
 
O primeiro cenário consiste nos 10 clubes divididos em duas chaves, com os dois melhores de cada grupo avançando à semifinal e os dois últimos rebaixados. Em 2016, os times também foram divididos em dois grupos, mas a desistência na última hora do Rondonópolis deixou o grupo B sem rebaixamento - o próprio REC caiu.
 
O segundo cenário aparece caso ocorra alguma desistência de qualquer um dos times. Sendo assim, os clubes restantes irão se juntar em um único grupo e todos irão se enfrentar em turno e returno, com os quatro melhores avançando à final e os três últimos rebaixados. Caso mais de uma equipe desista, o número de rebaixados vai diminuindo. Por exemplo, caso dois times desistam, o campeonato será disputado por oito clubes jogando em turno e returno em pontos corridos. Os dois últimos seriam rebaixados. Se tivermos três desistências, aí o Mato-Grossense teria um rebaixado.
 
A ideia principal é que o estadual 2018 tenha apenas oito times para que o torneio seja mais atrativo e com menos clubes endividados. Atualmente, apenas Cuiabá e Luverdense tem boa saúde financeira em Mato Grosso.
 
Cacerense e Araguaia, que não compareceram no arbitral, tem até o dia 31 de outubro para confirmar participação. Caso contrário, estarão automaticamente eliminados e rebaixados para a Segunda Divisão do Campeonato Mato-Grossense.
 
O temor tanto da Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) quanto dos clubes é que ocorram desistências na véspera do torneio e acabe ocasionando situações como do Mato-Grossense 2016, quando o Operário FC não venceu nenhum jogo, terminou na lanterna da chave e não foi rebaixado pela saída do Rondonópolis.
 
Posição

Por uma rede social, um dos colaboradores do Cacerense, Admilson Elias (Baianinho),  alegou que a diretoria está com atividades paradas, mas que na próxima semana começa o planejamento para a competição.
 
‘O pessoal está meio parado, mas o presidente me ligou e marcamos uma reunião para a próxima semana, quando vamos trocar ideias e ver como será nossa participação. Nunca foi cogitado desistir do estadual. Tentamos mandar um representante para o arbitral, mas não foi possível. A ideia é valorizar novamente os jogadores da casa, os jovens da região’, disse.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet