Notícias / Educação

10/10/2016 - 12:20

​TJ/MT nega recurso de estudante de Cáceres que queria entrar na Unemat sem terminar o ensino médio

Por Vlademir Cargnelutti

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
A aprovação em vestibular não autoriza, por si só, a efetivação de matrícula em curso superior, quando não concluído o ensino médio. Com este entendimento, a Quarta Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) negou provimento a um recurso de Apelação interposto por um estudante que pretendia ingressar na faculdade, mesmo não tendo concluído o ensino médio.
 
Entenda o caso: um estudante de Cáceres foi aprovado no vestibular para o curso de Direito na Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat). Ao tentar realizar a matrícula foi impedido, pois não tinha concluído o ensino médio. Faltavam ainda seis meses. Contra a decisão do reitor, ele interpôs mandado de segurança na Comarca de Cáceres, argumentando que mesmo não tendo concluído o ensino médio, comprovou ter capacidade intelectual suficiente para iniciar o curso superior, pois conseguiu aprovação no vestibular e em duas oportunidades prestou o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, obtendo nota suficiente para equivalência do ensino médio em ambas as oportunidades.
 
O juiz da Comarca de Cáceres negou o mandado de segurança, ao argumento de que a conclusão do ensino médio é uma exigência estabelecida em lei para ter acesso ao ensino superior. O estudante interpôs recurso de apelação contra a decisão do juiz. Ao julgar o caso a Quarta Câmara Cível indeferiu o recurso, por unanimidade, consignando que a conclusão do ensino médio para o ingresso em curso de graduação em instituição de ensino superior é obrigação a todos, imposta pelo artigo 44, II, da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
 
O acórdão com o julgamento do recurso de Apelação nº 149917/2015 foi disponibilizado no Diário da Justiça Eletrônico nº 9870, do dia 30 de setembro.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Rodrigo, em 10.10.2016 às 19:52

    O que custava autorizar o cara a estudar, por isso que esse sempre esses país vai ser de 3 mundo. Se o fosse traficante pedidno pra ser solto,com certeza ia conseguir.

 
Sitevip Internet