Notícias / Educação

03/10/2016 - 17:33 | Atualizado em 03/10/2016 - 17:40

Estação de tratamento de esgoto é instalada na FAPAN

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Fato raro em Cáceres, está em processo final de instalação uma estação de tratamento de esgoto na cidade. A ETE veio junto com o curso de Engenharia Ambiental da FAPAN. De acordo com o professor Elvys Oliveira "o curso de Engenharia ambiental e os professores do curso foram os fomentadores deste projeto, apontando os benefícios de se ter uma ETE na faculdade".
 
A FAPAN já tem projetos ambientais como captação de água da chuva e dos ares condicionados para as descargas nos banheiros, reservatório de água de chuva e agora com a ETE.
 
Com a supervisão do professores Wesley de Sousa Lopes, coordenador do curso de Engenharia Civil, está em fase final o projeto de instalação da ETE. O objetivo é que depois do esgoto tratado a água saia com índice de pureza que dê para ser usada em algumas ações como jardinagem e irrigação. O curso de farmácia e o de biomedicina da FAPAN ficará incubido da análise periódica da água e do seu PH.
 
O tratamento do esgoto evita infiltrações de águas poluídas, que acabam contaminando o solo, atingindo reservas naturais subterrâneas de águas, podendo comprometer assim a pureza dos recursos.
 
O QUE É UMA ETE? - Trata-se de uma unidade operacional do sistema de esgotamento sanitário que através de processos físicos, químicos ou biológicos removem as cargas poluentes do esgoto, devolvendo ao ambiente o produto final, efluente tratado, em conformidade com os padrões exigidos pela legislação ambiental.
 
"Toda e qualquer edificação não ligada a redes públicas de coleta de esgotos deveria ter seu próprio sistema de tratamento para não causar poluição no seu entorno e subsolo.

O esgoto pode ser tratado de maneira mais severa para reutilização da água de esgoto tratada na própria edificação.

A substituição da água potável por água não-potável em fins conhecidos como menos nobres significa redução de consumo de água da concessionária, com consequente diminuição de consumo e despesas. Os benefícios diretos são o ambiental, o sanitário e o de saúde pública. O tratamento do esgoto elimina a poluição de rios e demais cursos d'água, principalmente tratando-se da cidade de Cáceres, onde se predomina o solo do Pantanal que é caracterizado por um lençol freático próximo a superfície, permitindo que essas águas permaneçam balneáveis e fontes de recursos hídricos para consumo humano. Dessa forma, ficam garantidas as boas condições de saúde pública, eliminando a contaminação de pessoas e animais por meio da água, o maior veículo de transmissão de doenças. O Grupo Athenas, através da FAPAN, se preocupa e incentiva as boas práticas de consciência socioambiental, tratando seus resíduos e colaborando com a sociedade formando profissionais, e com o meio ambiente tratando seus resíduos.", finalizou Lopes, Coordenador do curso.
 
Fonte: Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN)
 

Comentários

inserir comentário
2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por PAULO CESAR, em 06.10.2016 às 10:56

    Ótima iniciativa, saindo na frente da UNEMAT.... espero que tenha paracerias com a prefeitura para futuramente a cidade passe a ter também.

  • por Marcio Lemes, em 03.10.2016 às 17:46

    Muito bom! Parabéns pela iniciativa! A Prefeitura e o Estado poderiam firmar uma parceria com a FAPAN para implementar essas ETEs para tratar o esgoto da cidade toda, principalmente dos bairros centrais de despejam todo o esgoto no Cais da praça Barão.

 
Sitevip Internet