Notícias / Politica

01/10/2016 - 11:47 | Atualizado em 01/10/2016 - 11:49

Votos de Janaína não aparecerão na totalização

Por Jornal Oeste/TER-MT

Dos 9.890 registros de candidaturas a prefeito, vice-prefeito e vereador em Mato Grosso, aptos a concorrer, 183 tiveram o pedido indeferido em primeira instância e recorreram da decisão em segunda instância. Estes candidatos podem fazer campanha e receber votos. Contudo, os votos atribuídos a eles serão computados à parte durante a totalização.
 
Os candidatos que estiverem nesta situação, assim como os fiscais dos partidos, poderão acompanhar a apuração dos votos da mesma forma que os demais concorrentes, visto que os votos atribuídos aos candidatos cujo status é “indeferido com recurso” aparecem no Boletim de Urna, que é fixado em todos os locais de votação, após as 17 horas. Apenas na totalização é que estes votos não aparecem.
 
Após o trânsito em julgado, quando não cabe mais recurso do processo que trata do seu registro de candidatura, os votos atribuídos a estes candidatos serão computados para eles, caso revertam a decisão em segunda instância ou junto ao Tribunal Superior Eleitoral. E, caso não consigam reverter a decisão, os votos serão descartados.
 
Já os candidatos com situação “deferido com recurso” terão seus nomes inseridos nas urnas eletrônicas e também concorrerão “sub judice”. No entanto, os votos atribuídos a eles serão computados na totalização junto aos votos dos demais candidatos. No site do TRE, o eleitor pode consultar a situação do registro de candidatura de todos os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores nas Eleições Municipais 2016.
 
Em Cáceres três candidatos estão nesta situação. Os candidatos a vereador Luiz da Guia e Leomar Mota e a candidata a prefeita, Janaína Santos da Frente Popular. Os votos dela não aparecerão na totalização, somente de Leomar e Luiz da Guia.
 
Sitevip Internet