Notícias / Mato Grosso

27/09/2016 - 08:23

Servidores do Detran vão paralisar de novo na quinta-feira

Por Roberta de Cássia

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Em assembleia geral dos servidores do Detran-MT realizada na última quarta-feira(21) a categoria decidiu que vai paralisar as atividades por 24 horas aderindo ao Dia Nacional de paralisação e luta pelos direitos dos trabalhadores.

A paralisação foi convocada pelo conjunto do movimento sindical em todo o Brasil para a próxima quinta-feira (29), em combate ao PLP 257/2016, à PEC 241/2016, ao PLC 30/2015 e às reformas trabalhista e previdenciária, que retiram direitos históricos dos trabalhadores.

No âmbito do Estado, a data também marca o Dia de Combate ao Calote na RGA, desde a aprovação na Assembleia Legislativa da lei imposta pelo Executivo que descumpriu o direito constitucional à revisão integral, em parcela única e na data-base.

Já para a RGA do ano que vem o Governo do Estado enviou o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias para a Assembleia Legislativa com ausência de previsão do índice que recomporá o subsídio dos servidores no ano de 2017;

 Daiane Renner, presidente do Sindicato dos Servidores do Detran-MT (Sinetran-MT), explica que: " a paralisação é também em protesto aos atrasos no pagamento do décimo terceiro salário que vem sendo realizado pelo governo há dois meses e do salário de parte do funcionalismo estadual já anunciado pelo Governo do Estado para a folha deste mês.

Outra pauta de reivindicação que marca o dia de paralisação é pelo cumprimento do acordo firmado pelo governo com a categoria no início deste ano que trata da melhoria das condições de trabalho e atendimento, especialmente no que tange à estrutura e segurança, implementação das ações de saúde e segurança do trabalhador, publicação do manual de procedimentos e da nomeação dos aprovados no concurso público. Ao todo os prazos previstos no cronograma foram descumpridos um a um pelo Governo, numa demonstração de total desrespeito, falta de compromisso e de palavra".

 No que tange tanto aos projetos os quais tramitam no Congresso Nacional, como os já anunciados pelo Governo Federal a ação unificada de sindicatos tanto do setor público como do setor privado em todo o Brasil vai contra medidas como o congelamento dos salários e dos investimentos nos serviços públicos pelo prazo de até vinte anos, a proibição da realização de novos concursos públicos e de nomeações, a elevação da idade para aposentadoria e da alíquota de contribuição previdenciária dos trabalhadores, a liberação da terceirização sem limites nos serviços públicos e nas empresas privadas, além da flexibilização de direitos trabalhistas como jornada de trabalho, férias, 13º, dentre outros.

A paralisação de 24 horas dar-se-á em todas as unidades do Detran do Estado. Na sexta-feira (30) as atividades serão retomadas.

 "Trata-se da defesa de direitos conquistados com muita luta pela classe trabalhadora, ameaçados pela PEC 241/2016, PL 257/2016 e o conjunto das reformas. Aqui no Estado o Governo já vem implementando essas medidas, mesmo antes da tramitação desses projetos, como foi o caso do calote na RGA, a contenção de despesas essenciais para a prestação das políticas públicas, a suspensão de concursos e nomeações. Com a justificativa da crise governos de todas as esferas, independente do partido, estão tentando nos impor um retrocesso histórico nos direitos de acesso aos serviços públicos essenciais à toda a população e nos direitos trabalhistas. Nossa categoria sempre tomou posição na defesa de direitos e mais uma vez cumprirá o seu papel e estará nas ruas nessa importante data de unidade e resistência", finaliza Daiane.

 Os servidores do Detran e das demais categorias que aderiram à Paralisação Nacional se mobilização no dia 29, a partir das 8h, em ato público na Praça Ulisses Guimarães (em frente ao Shopping Pantanal).

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por rebeca silva, em 27.09.2016 às 22:17

    esta na hora desse povo que trabalha dia todo no ar condicionado e sentado ir trabalha chega de greve ja tivera metas atendida agora de um tempo ,afinal nos contribuintes somsos quem paga seus salarios.sem documentaçao em dia nao tem, com ir trabalhar de carro ,sem salario vcs vao todos procurar novos empregos no estado pra mamar deitado como leitao.

 
Sitevip Internet