Notícias / Educação

25/09/2016 - 10:59

Depois de 58, freis holandeses vão embora de Cáceres

Por Jornal Oeste

Jornal Oeste

Líder da Congregação dos Irmãos da Imaculada Conceição, frei Eduardo Quint, ladeado pelo padre Sandro e frei Maurício (Crédito: Jornal Oeste)

Líder da Congregação dos Irmãos da Imaculada Conceição, frei Eduardo Quint, ladeado pelo padre Sandro e frei Maurício

Depois de 58 anos de atuação em Cáceres, os freis holandeses da Congregação dos Irmãos da Imaculada Conceição que estão na cidade há quase seis décadas com a missão de auxiliar na educação, saúde e assistência aos necessitados, estão se aposentando e ganharam o direito de retornar para sua terra natal.
 
O benefício é para os cinco que restaram dos dez que desembarcaram na década de 50 a convite do Bispo Dom Máximo Biennés.
 
Bertrando, Gumaro, Matheus, Mauricio e Marino, poderão voltar a um mosteiro para idosos da congregação, mas para surpresa, Frei Matheus tem dito a amigos que não quer ir embora.
 
O anúncio da aposentadoria coletiva foi feito na última sexta-feira, 23, pelo líder da Congregação dos Irmãos da Imaculada Conceição, frei Eduardo Quint, durante coletiva que explicou o processo de transferência da missão holandesa para os Salesianos.
 
Sobre a participação na gestão do Hospital O Bom Samaritano e da APAE, o líder dos holandeses afirmou que a instituições já são geridas por associações e contam com apoio da sociedade para se manterem.
 
Eduardo Quint afirmou que Congregação dos Irmãos da Imaculada Conceição vai dar continuidade na sua missão na Indonésia onde a população é muito carente.
 
Com relação a transferência do Instituto Santa Maria e seu patrimônio os Salesianos, ele afirmou que os freis deixam Cáceres do jeito que chegaram.

Durante a coletiva o irmão Altair Gonçalo da Silva, que responde pelas finanças da Missão Salesiana para a região Centro Oeste, afirmou que sua congregação vai dar continuidade a história dos holandeses.
 
Ele informou que o processo de transição de gestão do patrimônio do ISM já começou e inclusive anunciou o início de uma campanha publicitaria no dia 15 de outubro para anunciar a mudança.
 
Questionado se a mudança resultará em aumento do valor das mensalidades, Altair afirmou que sim, mas que será dentro da realidade de mercado.
 
Ele também revelou que uma das metas é dobrar o número de alunos que hoje é de 450.
 
Além da melhoria da estrutura física, o novo diretor geral do ISM, padre Sandro Giancola, aposta na tradição e no sistema de ensino dos Salesianos para dobrar o número de alunos.
 
Ele revelou que o ISM passará a usar o Sistema Poliedro, o mesmo utilizado pelo Colégio São Gonçalo em Cuiabá, a maior escola da congregação com ais de 3 mil alunos.
 
Padre Sandro disse ainda que a posse oficial sobre o patrimônio do ISM será a partir de primeiro de janeiro de 2017.
  • Depois de 58, freis holandeses vão embora de Cáceres

Comentários

inserir comentário
10 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Wilton Leite Paesano, em 17.12.2019 às 12:04

    QUANTA DISCIPLINA, QUANTA ORGANIZAÇÃO, QUANTO CUIDADO, ZELO, ESFORÇO, ,,,,. AMOR OFERTADO AO NOSSO POVO, POR ESSES ABENEGADOS DE FAZER O BEM, QUE SE SACRIFICARAM, QUE ELES SEMPRE NEGARÃO, PARA NOS OFERTAR AMIZADE, CARINHO, ORIENTAÇÃO,,, E, ACIMA DE TUDO EDUCAÇÃO, DAS MELHORES QUE PODERIA HAVER, SEM DÚVIDA, NO TERRITÓRIO NACIONAL SAÍMOS DAÍ, EM 1973, APÓS CONCLUSÃO DO ENSINO SECUNDÁRIO, FOMOS PARA CURITIBA, EU, E O NOSSO INESQUECÍVEL AMIGO, FINADO LUIZ ALECTO COSTA MARQUES, E, LÁ, PUXADO POR ESTE COLEGA E AMIGO EXCEPCIONAL, ÉRAMOS DOS MELHORES ESTUDANTES. CLARO, TUDO, EM RAZÃO DA EXCELÊNCIA DO ENSINO OFERTADO EM NOSSO MEMORÁVEL I.S.M, E, SEUS BEM SELECIONADOS, PREPARADOS, CULTOS E AMADOS MESTRES , QUE TAMBÉM SOUBERAM MONTAR UMA EQUIPE DE PROFESSORES DE PRIMERA QUALIDADE. MUITO OBRIGADO A TODOS VOCÊS, E MUITO ESPECIALMENTE AOS NOSSOS QUERIDOS IRMÃOS, QUE, APÓS CUMPRIDA A MISSÃO DIVINA, DEVEM RETORNAR À SUA TERRA NATAL PARA O MERECIDO E NECESSÁRIO DESCANSO !!! VÃO COM DEUS !!! PLANTARAM E POR CERTO COLHERÃO DOS BONS FRUTOS !!!! UM DIA, QUEIRA DEUS, NOS ENCONTRAREMOS NOVAMENTE !!!! ABRAÇOS !!!!!

  • por Elizangela Correa Vilasboas, em 28.09.2016 às 13:55

    Com muita tristeza que leio essa noticia, meus irmaos e eu fomos alunos do ISM e me orgulho disso, pois se ainda o sistema usasse a forma de ensino dos FREIS, os jovens seriam diferentes, o cidadao seria diferente, as cadeias nao estariam cheias... Muito triste para Caceres essa perda... Saudades... FREI Clemente, FREI Griao, FREI Gumaro, FREI Matheus... Prof: Ideko, Prof: Zelma, Prof: Maria Minomyia, Prof: Aide... Entre outros mestres.

  • por Fábio Garcia, em 27.09.2016 às 08:14

    Aqui de Vitória, ES, onde moro atualmente, leio com tristeza, mas também com alegria, está notícia. Tristeza porque vira-se uma página da história de Cáceres e de muitos Cacerense que, como eu, tem o ISM e os freis holandeses como capítulo muito importante na história de vida, por tudo que já foi bem relatado nos outros comentários. Feliz porque a vida segue e os freis, que cumpriram tão bem aquilo que se propuseram a fazer seguirão as suas vidas, junto de seus familiares e na sua Terra natal, se bem que alguns, como o frei Mateus, já adotou Cáceres como sua terra natal. Feliz também porque o ISM terá como mantenedora o Salesiano, uma instituição séria, na qual eu também tive a oportunidade de estudar, nos tempos do São Gonçalo, em Cuiabá. Sendo assim, o meu muito obrigado aos freis holandeses, muita boa sorte aos Salesianos e fica Frei Matheus. Cáceres é sua cidade, sua terra natal e nós, que fomos seus alunos e aprendizes, somos seus filhos! Viva os freis holandeses. Viva o ISM!

  • por Luís Carlos Leão Correia, em 26.09.2016 às 22:33

    Morei em Cáceres de 1972 a 1978, tive o prazer de ser aluno do Instituto Santa Maria . Grandes mestres, grande Frei Matheus e a nossa grande fanfarra.

  • por PAULO CESAR, em 26.09.2016 às 10:54

    São verdadeiros cidadãos cacerenses.!!!

  • por OTONIEL BATISTA REDEZ, em 26.09.2016 às 10:18

    É VERDADE, FAÇO DAS PALAVRAS DE LUIZ FERNANDO JORGE DA CUNHA AS MINHAS, POIS EU TAMBÉM SOU DA MESMA GERAÇÃO, ONDE TODOS NÓS FOMOS BEM EDUCADOS E ORIENTADOS POR TODOS ELES, ME LEMBRO QUE O MEU PRIMEIRO PROFESSOR FOI O SAUDOSO FREI GRION, SEM CONTAR OS OUTROS, FREI MATEUS, GUMARU, FREI JOSEPI, MARINO, E OS OUTROS QUE PASSARAM PELA MINHA VIDA, QUE ALÍAS NUNCA ESQUECEREI, OS BONS ANOS DE 1960 ATÉ 1975 QUANDO CONCLUIMOS A OITAVA SÉRIE. QUE SAUDADE NOS DEIXARÃO, DA NOSSA FANFARRA, DE CANTAR TODOS OS DIAS OS HINOS, NACIONAIS, TÃO BOM, TEMPO QUE NÃO VOLTAM MAIS, E COM CERTEZA FICARÁ NO CORAÇÃO E MENTE DE CADA UM DE NÓS. É MUITO TRISTE ACABAR ASSIM. QUE DEUS OS ILUMINE OS RESTOS DOS SEUS DIAS. OTONIEL BATISTA REDEZ - EX ALUNO DO INSTITUTO SANTA MARIA.

  • por Luiz Fernando Jorge da Cunha, em 26.09.2016 às 09:23

    "Os freis Holandeses vão embora do jeito que chegaram". Não, discordo dessa afirmação. Quando aqui chegaram encontraram uma cidade extremamente carente de tudo, de estrutura física e humana. De carência no ensino, na saúde e nos bons costumes, da familia. Aqui pregaram, evangelizaram e ensinaram a sermos mais humildes,humanos e gente. Plantaram inúmeras sementes que frutificaram e possibilitaram que hoje Cáceres tenha uma Universidade e uma estrutura de ensino e saúde razoável. Muito há por fazer, mas o trabalho abnegado dos Freis Holandeses jamais será esquecido. Obrigado Freis, eu fiz parte dessa familia, nos anos sessenta e começo dos anos setenta. Vão embora de Cáceres,mas vão embora deixando uma contribuição inestimável ao desenvolvimento da nossa querida cidade.Na realidade não acho que vão embora, porque sempre estarão conosco nas nossas orações que aprendemos a fazer naqueles corredores. Muito Obrigado.

  • por willian flores ferreira da cruz, em 25.09.2016 às 22:31

    Quero agradecer a todos os Freis desta congregação, pelos ensinamentos que pude receber na minha infância e adolescência, tenho certeza que com os ensinamentos que ali recebi, hoje coloco em pratica em minha vida de Filho, Esposo, Pai de 3 filhos e trabalhador que sou. O meu muito Obrigado, e que Deus possam coloca-los na vidas de outros irmão que precisam dos seus ensinamentos. Deus os Abençoe!!!

  • por EMERSON PINHEIRO LEITE, em 25.09.2016 às 19:01

    O Frei Mauricio foi meu professor de matemática na infância, um exemplo de pessoa, vai deixar muitas saudades.

  • por micheli murtinho, em 25.09.2016 às 13:34

    meu coraçao esta em pura tristeza por nossos freis estarem indo embora ,quantas lembras de frei matheus suas aula de educacao artistica foi ai que aprendi o que um ponto de fuga,mas uma vez nossa cidade sai perdeno por perde mentes tao brilhante e humildes,que eles levem todos nosso amor .

 
Sitevip Internet