Notícias / Politica

25/09/2016 - 07:39

Secretário de Cidades diz que licitação para implantação da primeira etapa da ZPE deverá ser lançada até o dia 8 de outubro

Por Renata Neves

JLSiqueira

 (Crédito: JLSiqueira)
Após décadas de espera, a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres começará a se tornar realidade ainda este ano, graças a um esforço conjunto da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, da Prefeitura de Cáceres e do Governo do Estado, por meio das Secretarias de Cidades e de Desenvolvimento Econômico.
 
Nesta sexta-feira (23.09), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Guilherme Maluf, e o deputado Dr. Leonardo participaram de reunião na Secretaria de Cidades para tratar do andamento do processo de construção da ZPE.
 
Durante o encontro, o secretário de Cidades, Eduardo Chiletto, afirmou que a licitação para implantação da primeira etapa da ZPE deverá ser lançada até o dia 8 de outubro e a ordem de serviço para início das obras, em dezembro.
 
"O trabalho conjunto e a parceria entre o Governo do Estado, a Assembleia Legislativa e a Prefeitura de Cáceres foi essencial para darmos início a esse processo que vem se arrastando há anos. A ZPE é muito importante para a expansão do mercado de Mato Grosso. É um dos compromissos que foram firmados pelo governador Pedro Taques e que estão sendo cumpridos", declarou Chiletto.
 
A Zona de Processamento de Exportação de Cáceres terá uma área de 239,68 hectares e será dividida em cinco módulos, espaço que poderá abrigar cerca de 230 indústrias. 
 
Com o objetivo de facilitar o trâmite para exportação, serão instalados no local postos da Receita Federal e do Ministério da Agricultura. O projeto total da obra está orçado em R$ 60 milhões, sendo R$ 16 milhões o custo referente à primeira etapa.
 
Na avaliação do deputado Guilherme Maluf, a construção da ZPE é fundamental para o desenvolvimento do estado e o fortalecimento de sua economia.
 
"A ZPE vai beneficiar não apenas o município de Cáceres, mas todo o estado, especialmente a região Oeste. Trata-se de uma obra essencial para Mato Grosso, que propiciará a ampliação do mercado industrial mato-grossense, além da geração de empregos e da abertura do mercado com países do Cone Sul. Por isso, estamos todos empenhados em concretizar esse projeto", frisou.
 
O deputado Dr. Leonardo, que representa a região de Cáceres, disse que a construção da ZPE é um "sonho realizado" e tornará Mato Grosso um estado mais competitivo.
 
"Atualmente, muitas indústrias estão deixando de vir para Mato Grosso para ir para outros estados e até mesmo para o Paraguai. Com a ZPE, isso não vai mais acontecer, pois ela funcionará como um atrativo de indústrias para o estado", salientou.
 
A Zona de Processamento de Exportação será construída em Cáceres devido à localização estratégica do município, localizado a 1.700 km de distância do oceano Pacífico. O prefeito de Cáceres, Francis Maris Cruz, agradeceu o empenho de todos para a concretização do projeto e destacou as potencialidades da região.
 
"Além da proximidade com o Pacífico, contamos ainda com a saída fluvial pelo rio Paraguai, o que torna a região perfeita para receber uma obra como essa", afirmou.
 
As Zonas de Processamento de Exportação (ZPE's) são distritos industriais incentivados. As empresas instaladas nesses locais têm a sua produção voltada ao comércio exterior e operam com suspensão de impostos, liberdade cambial e procedimentos administrativos simplificados. 

Comentários

inserir comentário
6 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Zezão, em 26.09.2016 às 08:10

    Sei.....Começa depois da eleição.....Como sempre..... Eita povinho abestado.....

  • por Milton, em 25.09.2016 às 20:51

    Não chego a tanto, mas, tenho minhas dúvidas quanto a isso, de se tornar realidade. A pensar na realidade eleitoral do prefeito, tem mais pra oba-oba do que realidade. Posso estar errado. Mas, canja de galinha (que não seja Marombi distribuída nas escolas do Sr. prefeito) não faz mal a ninguém.

  • por marsofo, em 25.09.2016 às 18:30

    Este assunto é serio. Nada de sectarismo politico. É um conjunto de esforços em prol de uma causa uníssona. Vamos torcer pelo seu sucesso. Os que se põe como arautos do negativismo que se calem.

  • por Rafa, em 25.09.2016 às 18:19

    Como esse povo não tem vergonha em tocar o nome desse fantasma zpe que assombra até hoje a população de Caceres e região, nem ficam vermelhos para falar né ? Porque não fazem algo para depois mostrar é resultado e falar bando de boca mole !

  • por Junior, em 25.09.2016 às 12:18

    Engraçado esse povo vive lançando essa tal " ZPE ", que nunca saiu do papel, em época de eleição ela aparece como a cereja do bolo mais mal sabe eles que a população que vota já estão cansados de saber que esse bolo já azedou faz décadas ! Esse povo precisa escutar algo direto para pararem de politicagem barata, sem vergonha e que causa Ásia no povo !! Como são ridículos !

  • por O pescador:, em 25.09.2016 às 08:27

    Ate quando este papo furado de ZPE ainda nao caiu a fixa o Estado ta quebrado junto com o Gov.Federal. Nao cer que eles peça para os operadores da LAVA JATO estes sim estao com dinheiro e tem politicos de varios partidos. so que depois eles querem propina nao esqueçam dete detalhe.

 
Sitevip Internet