Notícias / Saúde

23/09/2016 - 09:44 | Atualizado em 24/09/2016 - 08:54

Hoje é dia “D” de campanha nacional de multivacinação

Por ​Aline Almeida

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
Hoje, 24,  ocorre em todo o Estado o “Dia D” da campanha multivacinação. O objetivo é a atualização do cartão de vacina. A mobilização é nacional e pretende conscientizar pais e responsáveis a fim de garantir que todas as crianças menores de 5 anos de idade ou entre 9 e 14 anos recebam as vacinas em atraso. Mato Grosso deve receber 487,7 mil doses das 14 vacinas disponíveis.
 
A campanha teve início no dia 19 e prossegue até o dia 30. Em Cuiabá a campanha mobiliza 600 profissionais da saúde em 63 unidades da Estratégia de Saúde da Família (PSF’s) e 21 Centros de Saúde.
 
No caso das vacinas BCG , que tem validade de 6 horas e Tríplice Viral, com validade de 8 horas, após a abertura dos frascos, elas estão sendo agendadas nas unidades de saúde de Cuiabá.
 
A população deve procurar as unidades próximas a sua casa para confirmar os dias de aplicação dessas vacinas. Qualquer dúvida, a Secretaria de Saúde esta disponibilizando o número 3617-7309, para esclarecimento.
 
Estão sendo disponibilizadas as vacinas do calendário da criança e do adolescente, como BCG, rotavírus, sarampo, rubéola, coqueluche, caxumba, HPV, entre outras.
 
“Com a campanha de vacinação a expectativa é de que sejam reduzidos os casos de doenças imunopreveníveis e o abandono à vacinação. Como a vacinação esta sendo feita de forma seletiva para a população alvo, não há meta a ser alcançada”, explicou a secretaria de saúde.
 
A estratégia neste ano é incluir os adolescentes porque esse grupo prioritário é um dos que apresenta maior resistência a se vacinar. As doses já estão disponíveis de forma gratuita no SUS, em qualquer posto.
 
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, é importante que a população alvo compareça aos serviços de saúde levando a caderneta de vacinação, para que os profissionais de saúde possam avaliar se há doses que necessitam ser aplicadas.
 
A SES afirmou ainda que as doses estão sendo enviadas semanalmente aos escritórios regionais para encaminhar aos municípios. Todas as cidades estão aptas a realizar as vacinações.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet