Notícias / Educação

22/09/2016 - 07:35 | Atualizado em 22/09/2016 - 15:13

Assembleia no sábado marca transferência do ISM para os Salesianos

Por Jornal Oeste

Jornal Oeste

Instituto Santa Maria (Crédito: Jornal Oeste)

Instituto Santa Maria

No próximo sábado, 24, a partir das 10h, no Cine Xin, uma Assembleia Geral marcará oficialmente a transferência do Instituto Santa Maria (Colégio dos Freis), em Cáceres, para a Missão Salesiana, a mesma que administra o Colégio São Gonçalo, em Cuiabá, e o Colégio Dom Bosco e Universidade Católica Dom Bosco, em Campo Grande/MS.
 
Os Salesianos vão assumir a estrutura física com 450 alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio e 48 servidores, entre eles professores.
 
O evento é aberto a comunidade, pais, alunos e servidores.
 
A transferência faz parte do processo de encerramento da missão dos freis holandeses da Congregação dos Irmãos da Imaculada Conceição no Brasil, depois de quase seis décadas.
 
O ato contará com a presença do líder da Congregação dos Irmãos da Imaculada Conceição da Holanda, frei Eduardus e do Padre Gildásio Mendes dos Santos, chefe da Missão Salesiana para região Centro Oeste.
 
Nesta sexta-feira, 23, a partir das 14h, na sede do ISM, haverá uma coletiva de imprensa, onde os representantes das duas instituições falarão sobre o processo transferência.
 
A coletiva contará com a presença do frei Altair Gonçalo da Silva, que responde pelas finanças da Missão Salesiana para a região Centro Oeste
 
Conforme a diretora do ISM, Fabiola Campos Lucas Antunes, a posse dos Salesianos será imediata.
 
Ela explica que ainda este ano, a missão promoverá várias melhorias na estrutura da escola para que ela possa receber mais alunos já partir do ano que vem. O investimento também resultará no aumento da equipe pedagógica.
 
Segundo a diretora, a escola passará a seguir os padrões do São Gonçalo que utiliza o sistemaa de ensino Poliedro.
 
Fabiola Campos, que está há dez anos na direção da escola, revelou que o padre Salesiano Sandro Silva, que já está na cidade, responderá pela direção geral enquanto que ela permanecerá na direção pedagógica.
 
O São Gonçalo é o maior colégio da Missão Salesiana no País com cerca de 3 mil alunos e é uma referência. Hoje, os Salesianos estão presentes em 130 países.
 
E não é só no ISM que os Salesianos vão se instalar e atuar. A partir do ano que vem, uma missão chegará a cidade para desenvolver trabalhos em várias áreas, tal qual fizeram os holandeses.
 
A decisão dos holandeses de encerrar os trabalhos no País já havia sido tomada há dez anos, motivada pelo cumprimento das missões, diminuição dos integrantes e a idade avançada dos mesmos.
 
Desde então, eles iniciaram um trabalho para que outra instituição religiosa assumisse e desse continuidade a missão.
 
Os freis holandeses chegaram a Cáceres há 59 anos, a convite do bispo Dom Máximo Biennés.
 
Além de fundar o Instituto Santa Maria, eles ajudaram na consolidação do Hospital O Bom Samaritano, APAE, CNEC, Construção da Igreja Imaculada Conceição, Fundação Maria e José, entre outras ações.

Comentários

inserir comentário
3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por João Umberto Santana Vignardi, em 23.09.2016 às 04:19

    Frei Matheus: Verdadeiro MESTRE! Ensinava muito nas aulas de Educação Artística, e já deu aulas de inglês para minha mãe... Porém seus maiores ensinamentos eram fora da sala de aula... Nos ensaios da fanfarra, nos intervalos de recreio... Só quem se atrevia a desafia-lo é que sabe o que é coragem!!! hehehe... A única coisa de que eu acreditei é que ele já foi goleiro da seleção da Holanda e já catou um pênalti do Pelé

  • por Gilmar, em 22.09.2016 às 11:54

    Realmente, esses holandeses fizeram a diferença na nossa cidade.

  • por Rodrigo, em 22.09.2016 às 10:10

    Realmente, os freis holandeses deixaram um grande legado para Cáceres. Tive a oprtunidade de estudar na "colégio dos freis", saudades desse tempo..

 
Sitevip Internet