Notícias / Educação

14/09/2016 - 08:15

Acadêmicos da Unemat vencem evento de empreendedorismo patrocinado pelo Google

Por Hemilia Maia

Iago Andrade

 (Crédito: Iago Andrade)
Acadêmicos da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), câmpus de Sinop, vencem com suas equipes o maior evento de empreendedorismo do mundo patrocinado pelo Google, na edição realizada este mês em Sorriso. O Startup Weekend Sorriso foi a segunda edição do evento realizada em Mato Grosso, a primeira foi em Cuiabá, em 2015.

Iago do Couto Andrade (20) e sua equipe 'Nossa Rep' ficaram em primeiro lugar na categoria Negócios com a startup 'Nossa Rep porque a amizade vale mais' e a acadêmica Kahenna Kunckel Tezza (21) e sua equipe em segundo lugar, na mesma categoria, com a startup 'Job 4 you'.  Ambos são acadêmicos do 6º período de engenharia elétrica, da Unemat.

A ideia inicial, vendida em apenas um minuto, de um gerenciador financeiro para repúblicas sugerida pela Luisa Steffanello Brandão, de Cuiabá, foi escolhida entre as 15 melhores. Mas durante as 54 horas de trabalho da equipe Nossa Rep a ideia cresceu e se transformou num gerenciador financeiro e de tarefas voltado para casas compartilhadas. As equipes foram montadas durante o evento, após a escolha das ideias a serem desenvolvidas e a partir da categoria em que os participantes se inscreveram.

"Fui sem expectativa nenhuma. Mas a grande vitória foi o aprendizado e o network que fizemos lá. A equipe toda trabalhou bastante durante o final de semana. Os mentores nos deixavam num estresse máximo, mas com o intuito de nos fazer crescer. Foi muito bom", explicou Iago. O acadêmico conta que produziram bussiness model canvas, proposta de valores, que aplicaram um questionário em repúblicas do pais inteiro, e que foi através dessa pesquisa que descobriram  que mais de 70% do desgaste entre as pessoas que vivem em repúblicas ou que adotaram o modo co-living de morar era a divisão de tarefas domésticas, por isso o desenrolar da ideia original.  

A equipe Job 4 you produziu um aplicativo que facilita o contato entre empresas e candidatos há vagas de trabalho dentro de um perfil específico. A startup também batizada de Job 4 you "é uma plataforma para promover o encontro de universitários que dispõe de tempo livre e interesse em trabalho temporário com as empresas que estão em busca desse perfil de profissional", explicou Kahenna. A acadêmica confessa que nem sabia do que se tratava o evento até ser convidada pelo professor Feliciano Azuaga, diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica e pesquisador de Economia da Unemat. "Foi uma experiência diferente. É realmente criar uma empresa em um final de semana. O evento é muito intenso", disse a acadêmica.

Durante a  Startup Weekend Sorriso os mentores ajudaram os empreendedores a tirar suas ideias do papel, refiná-las, moldá-las em negócios e deixá-las prontas para o mercado. A Nossa Rep saiu de lá com o primeiro lugar e o site e a fan page da startup. Agora o aplicativo mobile para celular está em desenvolvimento.  

A proposta do evento é que em apenas 54 horas, os empreendedores experimentem os altos e baixos, a diversão e a pressão que compõem o desenvolvimento de uma startup. Para criar uma empresa real, são disponibilizados os melhores mentores, investidores, co-fundadores e patrocinadores.

Equipe Nossa Rep: Diego Wilian Both de Sorriso, Iago do Couto Andrade de Sinop, Leonardi Marcelo de Medeiros Wisneski de Sorriso, Leonardo Soares de Colíder, Luisa Steffanello Brandão de Cuiabá e Náthaly Gorato de Oliveira de Cuiabá.      
      
Equipe "Job 4 You: Anderson Bueno da Silva, Daniel Gaias Malagurti, Idiogeni da Costa, Kahenna Kunckel Tezza e Nilson Gonzalez, todos do município de Sinop, Jurandir Luiz Moratelli Junior de Colider e Vitor Kenji de Varzéa Grande. 

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet