Notícias / Educação

12/09/2016 - 13:13

Congresso fortalece a imagem do curso de Medicina da Unemat

Por Nataniel Zanferrari

Nataniel Zanferrari

 (Crédito: Nataniel Zanferrari)
A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) realizou a 1ª edição do Congresso Internacional de Medicina (Cinmed) na sexta-feira (9), sábado (10) e domingo (11), no Auditório Edival dos Reis, na Cidade Universitária, em Cáceres.

Realizado pela Unemat, pela Faculdade de Ciências da Saúde, pelo curso de Medicina e pelo Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão Baseado em Evidências Médicas (Gepem), o evento contou com palestras, workshops e apresentações, abordando o tema 'Medicina baseada em evidências'.

Na sexta-feira, as atividades tiveram início com workshop com o tema 'Uma introdução à medicina baseada na evidência', ministrado pelo doutor Antônio Vaz Carneiro, da Universidade de Lisboa, em Portugal. O workshop ocorreu no período da manhã e da tarde. Às 14 horas também teve início a exposição de pôsteres com trabalhos científicos, no Museu Universitário, na entrada da Cidade Universitária.

Já a abertura oficial do evento ocorreu às 19 horas, em solenidade com participação de autoridades e apresentação de dança típica do Grupo Chalana. Formaram a mesa de autoridades a reitora da Unemat, Ana Maria di Renzo; o padrinho do curso de Medicina da Unemat, deputado estadual Leonardo Ribeiro Albuquerque; o diretor político-pedagógico e financeiro do Câmpus Universitário Jane Vanini de Cáceres, Antonio Francisco Malheiros; o pró-reitor de Extensão e Cultura, Alexandre Gonçalves Porto; o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Anderson Marques do Amaral; o pró-reitor de Gestão Financeira, Weily Toro Machado; o diretor da Faculdade de Ciências da Saúde, Alcione Lescano de Souza Junior; a coordenadora do curso de Medicina da Unemat, Denise da Costa Boamorte Cortela; e o palestrante Antônio Vaz Carneiro.

A palestra de abertura também foi com o doutor Vaz Carneiro, com moderação da doutora Denise da Costa Boamorte Cortela. Com 40 anos de experiência profissional em Portugal e nos Estados Unidos, Antônio Vaz Carneiro é médico especialista em Medicina Interna, Nefrologia e Farmacologia Clínica, sendo também professor na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, onde dirige o Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência, tendo ainda outras tarefas pedagógicas e científicas na Faculdade.

Antônio é investigador clínico com especial interesse nas áreas de investigação secundária, como visões sistemáticas e meta-análises, assim como de metodologias da translação do conhecimento para a prática e dos sistemas de apoio à decisão clínica, de administração e gestão, de políticas de saúde e de aumento do conhecimento em saúde da população.

O professor Vaz Carneiro também é da Cochrane Portugal, uma organização internacional independente e sem fins lucrativos, constituída por pesquisadores e profissionais de saúde, cuidadores e outras pessoas com interesse pela saúde. A Cochrane trabalha em colaboração com profissionais de todo o mundo para a produção de Revisões Cochrane, publicadas na Biblioteca Cochrane.

De acordo com Vaz Carneiro, nos últimos 100 anos, houve a produção de uma quantidade de informação científica esmagadora que melhorou muito a prática médica, e a medicina baseada em evidências reflete isto.

"O médico moderno precisa saber acessar, dominar e digerir toda a informação científica que é referente à sua especialidade. Sabemos que não é possível gerir todas as informações existentes, mas devemos possuir métodos que nos ajudem a fazer uma prática de base científica e eficaz", afirma Antônio.

A aluna do 7º semestre de Medicina e uma das organizadoras do evento, Juliana Debei Herling, defende que o objetivo do Congresso é justamente fomentar esta parte de pesquisa científica e sua aplicabilidade clínica para que os alunos, no futuro, possam colocá-la em prática.

"Nosso objetivo é que os alunos consigam entender a importância da pesquisa científica e aplicar isso à clínica médica e cirúrgica", explica Juliana.

Logo após a palestra do professor Antônio Vaz Carneiro, o doutor Pedro Shiozawa ministrou a palestra 'Neuromodulação na psiquiatria: Do laboratório ao consultório'.

No sábado, as atividades iniciaram com a doutora Audrey Tieko Tsunoda palestrando sobre pesquisa de linfonodo sentinela e tratamento de neoplasia ginecológica.

Na sequência, a palestra 'Ginecologia geriátrica: Assistência à mulher no climatério' foi ministrada pelo doutor Miguel Angel Claros Paz. As atividades do período matutino se encerraram com palestra sobre tratamento das hepatites virais crônicas, com o doutor Francisco José Dutra Souto.

No período da tarde, o tratamento cirúrgico da insuficiência cardíaca foi o tema da palestra do doutor Hélio Antônio Fabri. Já o doutor Félix José Alvarez Ramires abordou a cardiomiopatia dilatada.

Procedimentos hepáticos minimamente invasivos foi o tema da palestra do doutor Walther de Oliveira Campos Filho, que foi seguida da palestra do doutor Rivadávio Antunes Menacho de Oliveira sobre neoplasia colorretal.

Na noite de sábado o evento contou com um coquetel com autoridades no Spazio Platinum, na Avenida Talhamares.

No último dia de evento, domingo, a primeira palestra da manhã foi com o doutor Marco Fornazieri, sobre a aplicação do teste olfatório na clínica médica.

Na sequência, a palestra final do evento abordou a relação entre horário de verão e incidência de infarto do miocárdio, com o doutor Weily Toro Machado. Às 11 horas, ocorreu a solenidade de encerramento, com a premiação dos melhores trabalhos científicos e a entrega dos certificados.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet