Notícias / Educação

09/09/2016 - 06:51

Congresso Internacional de Medicina reúne a partir de hoje em Cáceres, médicos do Brasil e Portugal

Por Nataniel Zanferrari

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) promove a 1ª edição do Congresso Internacional de Medicina (Cinmed) nesta sexta-feira (9), sábado (10) e domingo (11), no Auditório Edival dos Reis, na Cidade Universitária, em Cáceres.

Realizado pela Unemat, pela Faculdade de Ciências da Saúde, pelo curso de Medicina e pelo Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão Baseado em Evidências Médicas (Gepem), o evento contará com palestras, workshops e apresentações, abordando o tema ‘Medicina baseada em evidências’.
 
Programação

Na sexta-feira, 9 de setembro, as atividades terão início com workshop ministrado pelo doutor Antônio Vaz Carneiro, de Portugal, com o tema ‘Uma introdução à medicina baseada na evidência’. O workshop ocorrerá no período da manhã, das 8 às 12:30, e da tarde, das 14 às 17:30. Às 14 horas também terá início a exposição de pôsteres com trabalhos científicos, no Museu Universitário, na entrada da Cidade Universitária.

Já a abertura oficial do evento ocorrerá às 19 horas, em solenidade com participação de autoridades e apresentação de dança típica do Grupo Chalana. A palestra de abertura será com o doutor Antônio Vaz Carneiro, com moderação da doutora Denise da Costa Boamorte Cortela. Em seguida, o doutor Pedro Shiozawa ministra a palestra ‘Neuromodulação na psiquiatria: Do laboratório ao consultório’.

No sábado, 10 de setembro, as atividades iniciarão com a doutora Audrey Tieko Tsunoda palestrando sobre pesquisa de linfonodo sentinela e tratamento de neoplasia ginecológica. Na sequência, a palestra ‘Ginecologia geriátrica: Assistência à mulher no climatério’ será ministrada pelo doutor Miguel Angel Claros Paz. As atividades do período matutino se encerram com palestra sobre tratamento das hepatites virais crônicas, com o doutor Francisco José Dutra Souto.

No período da tarde, o tratamento cirúrgico da insuficiência cardíaca será o tema da palestra do doutor Hélio Antônio Fabri. Já o doutor Félix José Alvarez Ramires abordará a cardiomiopatia dilatada. Procedimentos hepáticos minimamente invasivos será o tema da palestra do doutor Walther de Oliveira Campos Filho, que será seguida da palestra do doutor Rivadávio Antunes Menacho de Oliveira sobre neoplasia colorretal. Na noite de sábado o evento contará com um coquetel com autoridades no Spazio Platinum, na Avenida Talhamares.

No último dia de evento, domingo, 11 de setembro, a primeira palestra da manhã será com o doutor Marco Fornazieri sobre a aplicação do teste olfatório na clínica médica. Na sequência, a palestra final do evento abordará a relação entre horário de verão e incidência de infarto do miocárdio, com o doutor Weily Toro Machado. Às 11 horas, ocorrerá a solenidade de encerramento, com a premiação dos melhores trabalhos científicos e a entrega dos certificados.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Janio, em 10.09.2016 às 08:22

    Tantos médicos renomeados aqui no Brasil, com carga de experiência, tanto a se ensinar e vai buscar um em Portugal ??? Ah tá bom entendo, eh chick ( chick trazer alguém de portugual para palestrar ?? Tá bom !) e santo de casa não faz milagres né ? Aliás quando vão avaliar os alunos e esse curso de medicina ??

 
Sitevip Internet