Notícias / Educação

09/09/2016 - 06:45

Atividade no IFMT Cáceres reúne exposição de artes plásticas e Festival Internacional de Folclore do Pantanal

Por Edna Pedro/Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
O Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT Campus Cáceres Prof. Olegário Baldo  dedicou na última terça-feira (06.09) o dia de atividades para artes e integração cultural. Em parceria com o I Festival Internacional de Folclore do Pantanal (FIFOPAN) e com a Associação de Artistas Plásticos do Estado de Mato Grosso (ARTEMAT), o Campus recebeu exposição de artistas plásticos locais e grupos folclóricos chilenos que realizaram apresentações e  oficinas de danças tradicionais das regiões das zonas norte, centro e sul  do Chile.
           
" A arte é uma experiência indissociável da condição humana e é eminentemente pedagógica . Então somos estimulados a realizar parcerias como estas para proporcionar à nossa comunidade escolar  aprofundamento de vivências com as diversas expressões da arte" , afirma o diretor- geral do Campus, Prof. Milson Serafim.

            Segundo ele, o encaminhamento do setor pedagógico do campus de direcionar o dia letivo com atividades de arte trouxe enriquecimento para formação dos alunos.

             "Durante todo o dia os nossos alunos interagiram com os artistas plásticos e com os grupos chilenos, impulsionados e sendo protagonistas no processo de formação que a arte possibilita, de conhecimento e  interação cultural e estímulo à criatividade a ao desenvolvimento integral do ser humano", destaca o diretor.

            O coordenador do evento no campus, professor e artista plástico Carlos Bosquê explica que as atividades realizadas atendem aos objetivos dos parâmetros curriculares nacionais das disciplinas de Artes e Educação Física. "A atividade foi expandida a participação de todos os alunos pela característica interdisciplinar de abertura e diálogo com todas as áreas de conhecimento", enfatiza Bosquê.
 
FIFOPAN

            Realizado pelo Grupo Parafolclórico Vitória Régia, sob a coordenação do professor Fernando Jesus da Silva, o I Festival Internacional de Folclore do Pantanal (FIFOPAN) trouxe para Cáceres seis grupos folclóricos do Chile, Argentina e Peru, incluindo 2 grupos do nordeste brasileiro do Estado do Rio Grande do Norte.

            Além do IFMT Campus Cáceres, o Festival contou com a parceria da Escola Estadual União e Força, do Colégio Imaculada Conceição (CIC), Universidade do Estado de Mato Grosso, II Befron, Policia Militar e Associação Mato-grossense de Professores de Lingua Espanhola (Ample).

            No IFMT, os alunos e servidores assistiram a apresentações de danças e participaram das oficinas realizadas pelos grupos folclóricos chilenos Ma Kume Peñi e Agrupación Los Areneros de Pirque, coordenadas pelos diretores Eflain Reyes e Cesar Negreti.   Durante as oficinas, de forma interativa e espontânea os alunos do IFMT e os participantes dos grupos chilenos trocaram informações sobre os ritmos e estilos das danças mais populares do Brasil e do Chile. 

            No período noturno, as apresentações de todos os grupos do festival  foram realizadas no bairro Cidade Nova, na Paróquia São Sebastião, incluindo a apresentação de grupos de Cáceres como Igarapé, Guató e Vitória Régia.

            Na quarta-feira (07) o Fifopan encerrou a programação em Cáceres com espetáculo solidário em prol da APAE no clube Cabo de Soldados. As atividades estende-se até o próximo sábado  em Cuiabá com apresentações no Sesc Arsenal e em escolas da capital.
 
Exposição

            Trinta obras em óleo sobre tela e acrílica enriqueceram o cenário do IFMT  com cores, traços e formas dos artistas plásticos regionais Adalice Queiroz, Carlos Bosquê, Eduardo Martins, Idalina Gonçalves, Irã Almeida e Valdir Ricardo.  Em diálogo com os alunos e servidores os artistas falaram sobre as motivações e inspirações para as obras que retratam, em sua maioria, a cultura e a biodiversidade pantaneira.
 
Trabalho dos alunos

            Em meio a exposição dos artistas plásticos cacerenses, um espaço foi marcado pela apresentação do trabalho de esculturas em arame dos jovens alunos do segundo ano dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Campus. O trabalho de tridimensionalidade linear em esculturas de arame foi coordenado pelo professor Carlos Bosquê na disciplina de artes. As esculturas foram desenvolvidas pelos alunos no âmbito da arte conceitual com temática livre.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet