Notícias / Educação

06/09/2016 - 05:46

Acadêmicos do IFMT Cáceres participam do II ciclo de palestras sobre biocombustíveis

Por Edna Pedro/Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
O papel de tecnólogo na cadeia produtiva em Biocombustíveis, a pesquisa na área, os padrões de controle de qualidade em biodiesel e a internacionalização dos conhecimentos no curso foram alguns dos temas do segundo ciclo de palestras em biocombustíveis, realizado na última sexta-feira (02.09) no Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo, por meio da coordenação do curso de Tecnologia em Biocombustíveis. O evento voltado para os acadêmicos do curso teve como objetivo oportunizar trocar experiências com profissionais da cadeia produtiva de biocombustíveis e atualização em temas de sua área de formação.
 
"Foi ótimo. Um espaço para difundirmos a formação em biocombustíveis, sobre as tecnologias e o que há de novo no mercado, as experiências dos profissionais. A formação do nosso curso é para o mundo, não se limita as barreiras geográficas e por isso a necessidade de abrir os horizontes de nossos alunos", afirma o coordenador do Curso, Cristian Jacques Bolner de Lima. 
 
Na abertura da programação o coordenador do evento professor Demétrio de Abreu Sousa, doutor em Química, proferiu a palestra intitulada "A pesquisa no curso de Tecnologia em Biocombustíveis – IFMT". Segundo o professor, o propósito foi abordar as pesquisas que já foram realizadas no campus e o contexto internacional para que os alunos que ainda não estão inseridos na pesquisa possam visualizar quais caminhos podem seguir. 
 
Com a abordagem  "A internacionalização no curso de Tecnologia em Biocombustíveis: uma história real", a aluna Mayara Chagas de Ávila socializou a trajetória percorrida para ingresso no Programa Ciência Sem Fronteiras e a experiência dos tempos de estudos nos Estados Unidos em Graduação Sanduíche, patrocinada pelo governo brasileiro. 
 
Entre os convidados, o evento contou com as palestras dos químicos Ricardo Oliveira Sá e Julio Cesar Menezes de Oliveira.
 
Abordando "O papel do Tecnólogo em Biocombustíveis na cadeia produtiva", Ricardo partilhou com os acadêmicos a sua experiência de 15 anos atuando em usinas multinacionais de produção de biodiesel e destacou o perfil dos profissionais contratados pelas empresas do setor. 
 
Profissional com 10 anos de experiência na área de controle de qualidade de combustíveis, o palestrante Júlio abordou o novo panorama brasileiro do controle de qualidade do biodiesel. Além das normativas para o setor e as possibilidades de atuação profissional em biocombustíveis o palestrante contou a experiência de trabalho para credenciamento de laboratório pela Agência Nacional de Petróleo.
 
" Ambos os químicos são recrutadores nas empresas em que trabalham, então possuem essa visão de mercado e perfil profissional que os alunos terão a oportunidade de questionar e se verem inseridos, como profissionais, nesta cadeia produtiva", destaca o coordenador do evento. 
 
Avaliação
 
De acordo com a coordenação do evento, as palestras resultaram em reflexões sobre a necessidade de ampliação da rede de contatos e relacionamentos dos futuros profissionais com objetivo de entrada no mercado, além de fazer com que as empresas conheçam o curso.
 
"O nosso curso foi pioneiro então agora que temos uma identidade construída e precisamos nos apresentar ao mercado de trabalho. Estamos produzindo, participando de congressos, fazendo pesquisas. Agora, além de ampliar o nosso Network, precisamos fazer com as empresas nos conheçam", afirma Sousa. 
 
Outra reflexão produzida a partir das palestras, segundo o coordenador, é a necessidade de domínio da língua Inglesa pelos profissionais em Biocombustíveis.
 
 "Todas as experiências profissionais de sucesso apresentadas aqui tiveram, no centro, o conhecimento da língua inglesa, o que nos faz refletir, inclusive, sobre a necessidade de ampliação de carga horária da disciplina no curso", afirma o professor. 
 
 

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet