Notícias / Educação

01/09/2016 - 13:05 | Atualizado em 01/09/2016 - 13:07

Pequenos produtores rurais de Cáceres concluem curso de Bovinocultura de Leite no IFMT

Por Edna Pedro/Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Trabalhadores e pequenos produtores rurais de comunidades que integram o Assentamento Facão/Bom Jardim em Cáceres - MT voltaram à escola para troca de experiências e aprendizado no Curso de Formação Inicial e Continuada em Bovinocultura de Leite oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, IFMT Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo.
 
Homens e mulheres acostumados com a lida no campo dividiram durante 200 horas o espaço de formação com jovens estudantes de outras regiões do município e aprofundaram conhecimentos sobre manejo com o gado leiteiro, organização social e comunitária e formação técnica com cursos complementares de processamento de leite e inseminação artificial.
 
"Foi ótimo. O curso trouxe grande contribuição e aproveitamento para a nossas comunidades. Esta parceria com a escola contribui com a agricultura familiar", afirma Izilda Martins Candeia, 43 anos, presidente da Associação de Agricultores e Agricultoras Familiares Flor do Ipê do Assentamento Facão/ Bom Jesus.   Localizado a cerca de 10 km da cidade, o assentamento reúne cerca de 170 famílias com média de20 hectares de terra cada, e desenvolvem agricultura familiar com atividades como horticultura e bovinocultura de leite. A produção é gerada para consumo familiar e para comercialização em feiras, além do fornecimento ao programa de aquisição de alimentos para merenda escolar.
 
Izilda e o seu filho Fagner Martins, 24 anos, concluíram este mês o curso de Bovinocultura do Leite e querem por em prática o aprendizado. 
 
"Tudo que estudamos está integrado com as nossas atividades, com o que trabalhamos todos os dias.  No curso eu fiz a parte complementar de processamento de leite, o meu filho fez a de Inseminação Artificial, agora queremos colocar o que aprendemos em prática, na nossa lida com o gado e o leite", afirma.
 
Projeto voltado para a comunidade 

Organizado em atividades teóricas e práticas o curso em Bovinocultura de Leite  foi viabilizado pela parceria entre o Campus Cáceres do IFMT e o escritório regional  em Cáceres da Empresa Matogrossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural. Os professores do  IFMT ministraram aulas teóricas  no escritório da Empaer, situado nas imediações das comunidades para facilitar a participação dos trabalhadores. As atividades práticas foram realizadas nas unidades de produção do IFMT em Cáceres. 
 
"O curso teve carga horária prático- teórica de 160 horas, mais 40 horas direcionadas a formação complementar em processamento de leite e inseminação artificial. A proposta foi organizada em módulos e pensada para favorecer a participação dos agricultores e pequenos produtores da região que trabalham com a  bovinocultura de leite", explica o coordenador do Curso, médico veterinário e professor do IFMT Cáceres Victor Manuel Aleixo. 
 
Outras demandas

De acordo com o Diretor Geral do IFMT Cáceres, professor  Milson Evaldo Serafim a instituição tem recebido outras demandas por cursos nesta modalidade, a partir de diálogos estabelecidos pela equipe pedagógica e administrativa do Campus com as comunidades. A oferta dos cursos, no entanto, dependem de fatores como condições de infraestrutura, logística e quadro de pessoal nas áreas pretendidas. 

" Atualmente, os cursos na área de zootecnia/veterinária, são que reunimos as condições para oferecer. No caso da bovinocultura de leite, estão sendo dialogadas outras ofertas em novas comunidades", afirma o diretor.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet