Notícias / Educação

30/08/2016 - 13:04

Estudantes de Medicina da Unemat Cáceres ensinam técnicas de reanimação

Por Assessoria/Liga Acadêmica de Urgência e Emergência de Cáceres

Assessoria/Liga Acadêmica de Urgência e Emergência de Cáceres

 (Crédito: Assessoria/Liga Acadêmica de Urgência e Emergência de Cáceres)
Em comemoração ao Dia Nacional de Reanimação Cardiopulmonar, os estudantes da Liga Acadêmica de Urgência e Emergência de Cáceres (LAUREMC), vinculada ao Curso de Graduação em Medicina da UNEMAT, fizeram um evento no Cine Xin Cinema para ensinar à população de Cáceres as manobras básicas de reanimação cardiopulmonar. A atividade ocorreu no sábado, 27, e contou com 15 acadêmicos.
 
Com o tema "Todos podem salvar uma vida", a ação teve como objetivo ensinar as pessoas a fazer o primeiro atendimento, antes da chegada da equipe médica, em pacientes que sofreram parada cardiorrespiratória. As técnicas mostradas pelos alunos ajudam a aumentar a sobrevida do doente.
 
A chamada reanimação cardiopulmonar (RCP) deve ser feita até a chegada do resgate. Se a RCP não for realizada com urgência, a pessoa doente pode ir a óbito. A cada minuto sem atendimento inicial, perde de 7 a 10% de chance de sobreviver.
 
A maioria das paradas cardiorrespiratórias ocorre nas residências ou em locais de grande circulação de pessoas. Por isso, é importante que os cidadãos saibam identificar o problema e agir com rapidez. 
 
Em 2016, o Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar teve atividades simultâneas em 17 estados do país, além de Bolívia e México. O evento ocorre há três anos, sempre na última semana de agosto. A participação da população é gratuita.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Hélio, em 02.09.2016 às 12:37

    Poderiam fazer muito mais né !? Só acho !

 
Sitevip Internet