Notícias / Educação

30/08/2016 - 04:26 | Atualizado em 30/08/2016 - 04:32

Unemat entrega Plano de Reconhecimento de Cidades Gêmeas à prefeitura de Cáceres

Por Hemilia Maia

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
O prefeito de Cáceres, Francis Maris, recebeu esta tarde (29.08) da reitora da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Ana Di Renzo, o Plano de reconhecimento de cidades gêmeas desenvolvido pela Instituição de acordo com as orientações do Ministério da Integração Nacional (MI).

Atendendo o pleito da prefeitura de Cáceres, os professores do curso de História da Unemat, câmpus de Cáceres, Maria do Socorro Araújo e João Ivo Puhl desenvolveram um estudo nos últimos dois anos sobre a perspectiva de reconhecimento dos municípios de Cáceres, Brasil e São Matias, Bolívia como cidades gêmeas.
O prefeito citou os vários laços entre os "dois povos irmãos" e a necessidade de "andar de braços dados".

Para o chefe do executivo "Nosso papel é promover essa integração. O desenvolvimento de São Matias está intrinsicamente ligado ao de Cáceres. Santa Cruz, Coxabamba, entre outras, são cidades pujantes e o lado leste da Bolívia não tem o mesmo desenvolvimento. Precisamos quebrar essas barreiras para desenvolver os dois lados. Como coadjuvantes, daremos continuidade a esse processo de integração que irá gerar frutos para todos nós", concluiu o prefeito.

A reitoria lembrou que na sua área a fronteira é linguística imaginária. "Os contatos humanos se sobrepõe a uma cartografia" e ainda citou o professor Carlos Alberto Reyes Maldonado que dizia "A loucura de pensar o futuro". Ana Di Renzo pontuou que uma maior integração da América Latina traria ganhos para todos os países e colocou a Unemat a disposição para atender a demandas de pesquisa do município de Cáceres.

O próximo passo do Executivo será o envio do Plano de reconhecimento ao MI. O professor João Ivo Puhl acredita que há vários fatores positivos a favor do pleito. Lembrou ainda que a tese de doutorado dele sobre a fronteira Brasil – Bolívia possibilitou celeridade ao estudo encomendado. Ele também citou entre os muitos potenciais dessa faixa de fronteira a educação e a necessidade de se trabalhar a história, o português e o espanhol entre as duas cidades.

A professora Socorro reforçou as relações comerciais, familiares, de infraestrutura e a proximidade política e governamental estabelecida há dois séculos na faixa de fronteira. "Nesse apanhado de 200 anos de história se vê que a integração se dá num contexto de paz e harmonia. O feito político é a vontade de oficializar essa integração", concluiu a pesquisadora.

Também participaram do ato de entrega o vice-reitor Ariel Lopes, os pró-reitores Vera Maquêa, Alexandre Gonçalves Porto, Anderson Marques do Amaral, Valter Danzer, Weily Toro Machado, Francisco Lledo dos Santos, o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Marcelo Serpa e Gilberto Musto da Mídia G Consultoria. 

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por cacerence, em 30.08.2016 às 21:55

    Interessante, mas oque tem que ser "quebrado" é fato de não podermos entrar e sair de San Matías sem que tenhamos que colaborar com as pediçoes de dinheiro e pela perseguição aos brasileiros naquela cidade, vemos diariamente em nossa cidade veículos e pessoas bolivianas que inclusive ajudam a economia local principalmente o comércio, e são muito bem tratados pelas autoridades e pela sociedade. No entanto, naquela cidade o tratamento a brasileiro nao é o mesmo que aqui.

 
Sitevip Internet