Notícias / Saúde

28/08/2016 - 11:59

Secretaria de Saúde confirma 4 casos de microcefalia em Cáceres

Por Sinezio Alcântara

Salta para 4 o número de casos confirmados de microcefalia, em Cáceres. Os números cresceram, principalmente, nos últimos dias. Até no mês de julho, boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), havia conformado apenas um caso de malformação do crâneo de bebês recém-nascidos no município. Na semana passada, a Secretaria Municipal de Saúde, confirmou os novos casos.
 
São considerados com microcefalia os recém-nascidos que têm perímetro cefálico de 31,9 cm (meninos) e 31,5 cm (meninas), conforme parâmetro da Organização Mundial da Saúde (OMS). Atualmente, Mato Grosso lidera o número de bebês com microcefalia na região Centro-Oeste.
 
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, de janeiro a agosto foram notificados 53 casos de microcefalia em Cáceres. Apesar do crescente número de casos, em menos de 30 dias, a secretaria observa que, os bebês assim como as mães, estão recebendo todo acompanhamento médico e psicológico necessários, que vão desde medicação até ajuda para aquisição de alimentos.
 
Conforme a SES, os números de notificações de casos suspeitos de microcefalia cresceram em Mato Grosso de 252 para 256, em uma semana, no final do mês de julho. Até a essa data haviam sido confirmados 36 entre outubro de 2015 e 23 de julho de 2016, quatro foram causados por infecção pelo vírus da zika, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.
 
Dos 256 casos notificados, 128 haviam sido descartados, conforme a SES, até no final de julho. À época os municípios com mais casos confirmados eram Rondonópolis (18), Cuiabá (5), Sorriso (3), Várzea Grande (2) e Cáceres, Claudia, Comodoro, Juara, Peixoto do Azevedo, Primavera do Leste, São José do Povo e Tapurah, com um caso, cada.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet