Notícias / Educação

23/08/2016 - 05:08

Alunos do IFMT Pontes e Lacerda Fronteira Oeste conquistam bronze na Olimpíada de História Brasileira

Por Thiago Almeida/Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
A equipe 'Patronos da Fronteira Oeste', composta pelos alunos Mariana Silva, Luana Duarte e João Vitor Flauzino do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Pontes e Lacerda – Fronteira Oeste conquistaram medalha de bronze na oitava edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), realizada em Campinas no último sábado (20). A premiação é inédita para o Campus Pontes e Lacerda.

Promovida pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), o evento tem como objetivo principal despertar nos jovens, do nono ano do ensino fundamental ao último ano do ensino médio, o gosto pelo estudo da História. Os alunos, que cursam o primeiro ano do curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino médio ficou classificado entre as 75 melhores equipes do país, destas 25 são premiadas com medalhas de ouro, 25 com prata e outras 25 com a terceira colocação.

Duas equipes do Campus Pontes e Lacerda – Fronteira Oeste foram classificadas para a etapa final da ONHB.

Eles competiram com as 270 melhores equipes do país. Em Mato Grosso, outros dois times foram selecionados em Cuiabá. Estes do IFMT Campus Cuiabá. Um deles conquistou medalha de ouro.De acordo com a professora de história do IFMT Fronteira Oeste, Manuela Arruda, que acompanhou as esquipes em Campinas, a vivência dos alunos em um evento como este foi o verdadeiro prêmio recebido por cada um. "Os organizadores premiam os estudantes finalistas com medalhas e certificados, mas acreditamos que o prêmio é a viagem para Campinas e a oportunidade de conhecer uma das maiores universidades do país", disse.

Para a estudante Luana Duarte, 15, uma das premiadas com o bronze, a competição a motivou a pensar de forma crítica sobre os acontecimentos que a cercam. "Estou muito feliz, é uma realização de um sonho não apenas meu mas também de todas as equipes do IFMT Campus Pontes e Lacerda que participaram de todas as fases da Olimpíada".

HISTÓRICO

A Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) se incorporou às atividades de ensino desenvolvidas no Campus do IFMT, Campus Pontes e Lacerda - Fronteira Oeste, em 2009, ano de sua primeira edição.

O Campus classificou equipes para a grande final em quatro oportunidades, marcando sua presença em Campinas nos anos de 2011, 2013, 2014, cujas equipes foram orientadas pelo Prof. Leonam Lauro Nunes da Silva.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet