Notícias / Esportes

09/08/2016 - 11:08

Conquista D'Oeste realiza campeonato de voo livre

Por Marcio Camilo

Prefeitura de Coquista D' Oeste

 (Crédito: Prefeitura de Coquista D' Oeste)
Foi realizado, no último fina de semana, o campeonato Interestadual de Voo Livre (parapente), que ocorreu no município de Conquista D' Oeste (a 500 quilômetros de Cuiabá). A competição reuniu 40 atletas vindos de diferentes regiões do Brasil, como Rio Grande do Sul, Roraima e Minas Gerais.

Os pilotos disseram que o local do campeonato é um dos melhores do Brasil para se praticar o esporte, principalmente por conta do relevo, das condições climáticas e atmosféricas.

Para o secretário Adjunto de Esporte e Lazer, Pedro Luiz Sinohara, o campeonato em Conquista D' Oeste foi importante para disseminar o esporte no estado. "Além disso, tem a questão do fomento ao turismo que esse esporte possibilita. Conquista D' Oeste tem uma bela paisagem que deve ser vista pelo resto do Brasil", reforçou o gestor.

O campeonato Interestadual de Voo Livre foi realizado  pelo Clube Amigo do Ar, com apoio da prefeitura  e do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer (Sael-MT), que celebrou convênio no valor de R$ 40 mil para ajudar nos custos do evento.

Sobre o voo livre

O voo livre é um esporte em que o piloto utiliza os contrastes de temperatura do vento para realizar voos não motorizados. A categoria inclui apenas asa-delta e parapente. A asa-delta conta com uma estrutura maior e pode alcançar até 100 km/h, enquanto o parapente não costuma passar dos 70 km/h. O esporte chegou ao Brasil em 1974, quando o piloto francês Stephan Segonzac chamou a atenção ao decolar com uma asa-delta do alto do Corcovado, no Rio de Janeiro. Em 1975, aconteceu o 1º Campeonato Brasileiro de Voo Livre, e já há campeonatos mundiais desde 1976. (texto retirado do site Mundo Estranho).

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet