Notícias / Esportes

02/08/2016 - 13:51 | Atualizado em 02/08/2016 - 13:57

Mulheres de MT são destaques no Cicloturismo

Por Midia News

Facebook

 (Crédito: Facebook)
A segunda edição do Passeio Internacional de Cicloturismo Brasil/Bolívia contou com a participação de 120 atletas. Desse total, 70% dos participantes conseguiram completar os 318 km de percurso entre os dois países.
 
Este ano, segundo o organizador, coronel Ibanez Filho, o grande destaque foi o rendimento dos atletas, especialmente os das mulheres e dos dois paratletas participantes. “O nível de rendimento dos atletas aumentou. Além disso, tivemos um número grande de participantes mulheres, que foi uma surpresa muito boa.
 
Maior ainda foi ver a resistência de muitas delas, que conseguiram completar todo o percurso em um bom tempo”, destacou Ibanez.
 
Os primeiros a cruzarem a linha de chegada foram os ciclistas Rogério Rabelo de Almeida, de 32 anos e Sebastião, de 37 anos, ambos de Cuiabá. E a primeira mulher a completar toda a prova foi Alexsandra Comin, de 34 anos. Residente em Feliz Natal (MT), ela completou a prova com aproximadamente 16 horas.
 
Segundo a atleta, a maior dificuldade foi o trecho da Serra do Mangaval. “Foi uma região que exigiu bastante, de muito esforço físico e também mental. Já era madrugada e o frio aumentava ainda mais a dificuldade”, relatou.
 
Para o goiano Guilherme Sousa, de 19 anos, a dificuldade foi o desgaste físico, em virtude da distância a ser percorrida. “Foi a primeira prova de longa distância que fiz. O máximo que já tinha feito foi na casa dos 100 km. Dessa vez as câimbras, devido ao longo período de prova, foi o mais difícil para mim”, afirmou.
 
Mesmo diante de todo desgaste físico, o prazer em participar, em vencer os obstáculos e suas próprias barreiras físicas e psicológicas foi unanimidade entre os participantes. “Com certeza é bem desgastante, exige bastante do atleta, ainda mais para quem está começando nessa atividade. Mas é muito gostoso, principalmente a questão da superação de cada um”, disse Dirce Buhl Schilling, da delegação de Sorriso (MT).
 
A organização, composta por 40 pessoas, também foi destaque entre os atletas. O evento contou ainda com segurança policial, seguro de vida individual, deslocamento de atletas em ônibus leito, suporte técnico, oito pontos de hidratação e reposição alimentar. Além de total apoio com infraestrutura e socorro médico.
 
“Procuramos dar todo o suporte necessário aos atletas. Sempre priorizando tudo de melhor qualidade e com uma equipe disposta a atender da melhor forma possível”, disse Ibanez, ao citar a logística empregada para o evento.
 
O passeio foi realizado nesse final de semana, entre os dias 30 e 31 de julho, e contou com a participação de ciclistas da Bolívia e de outros sete estados brasileiros, sendo Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Paraná, Rondônia, Minas Gerais e Pará.
 
De Mato Grosso foram doze delegações oriundas das cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Tangará da Serra, Alta Floresta, Cáceres, Barra do Bugres, Rondonópolis, Feliz Natal, Sorriso, Bom Jesus do Araguaia e Curvelândia.
 
A largada foi da Arena Pantanal, em Cuiabá. Até Sán Matías, local da chegada, os ciclistas puderam contemplar paisagens de belezas naturais do Pantanal e do Cerrado presentes das cidades de Várzea Grande, Nossa Senhora de Livramento, Poconé e Cáceres.
 
Para o alacíde (prefeito) de Sán Matías, Fábio Olivares, o evento foi uma oportunidade de integrar ainda mais os países vizinhos, além de fortalecer o esporte, capaz de promover a cultura, lazer e qualidade de vida dos atletas. “É uma honra poder participar desse evento maravilhoso”, disse Olivares.
  
O passeio contou com o apoio do Governo do Estado, por meio das Secretarias de Estado de Esporte, Cultura, Polícia Militar, Grupo Especial de Fronteira (Gefron); das Prefeituras de Cuiabá, Cáceres e Sán Matías; da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu).

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por MOSSUETO, em 02.08.2016 às 15:05

    Parabéns aos organizadores da prova, parabéns aos ciclistas participantes de uma prova tão bem organizada em todos os aspectos, uma pena que na minha juventude não tínhamos isso, éramos obrigados a encarar essas aventuras sozinhos, de Cáceres para Cuiabá Poconé, Chapada Barra do Bugres San Matias e no final ser visto como louco encarando sozinho as vias sem asfalto, o colega Silvio Amorim fez duas longas jornadas de Cáceres para o Rio de Janeiro e outras duas de Cáceres para Brasília, o tempo passa. as técnicas evoluem, o ser humano fica mais sensível e já não enfrentam essas grandes jornadas, mas que são gostosas essas jornadas, são.

 
Sitevip Internet