Notícias / Polícia

28/07/2016 - 14:01

Servidores da unidade socioeducativa de Cáceres passam por formação

Por Sandra Carvalho

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Servidores de seis Centros de Atendimento Socioeducativo de Mato Grosso participarão do "Ciclo de Formação Continuada para Profissionais do Sistema Socioeducativo de Mato Grosso".  

Nestes dias 28 e 29 de julho o curso acontece em Cáceres tendo como mediadores Adilson José dos Santos, de Maringá (Pr), e Ricardo Peres e Ricardo Peres da Costa, consultor para formação e organização do Sistema Socioeducativo. As programação ocorre no Cefapro, no bairro Maracananzinho.
 
O Curso possibilitará a formação de 360 operadores do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) de Mato Grosso dentre eles agentes socioeducativos, assistentes administrativos e profissionais de nível superior das unidades de Cuiabá, Cáceres, Lucas do Rio Verde, Sinop, Barra do Garças e Rondonópolis.
 
A programação é resultado de uma parceria entre Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Secretaria de Assistência Social de Mato Grosso (Setas), Poder Judiciário de Mato Grosso (PJMT), Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente de Mato Grosso (Cedca-MT) e Associação Plante Vida.
 
A proposta é de proporcionar um estudo teórico para uma visão panorâmica do Sinase a fim de fortalecer a compreensão a respeito da função social que exercem nos Centros de Atendimentos Socioeducativo, perpassando pelas suas principais colunas, que são o Sistema de Garantia de Direitos e o Sinase, o Fluxograma da Medida Socioeducativa, a Gestão e Financiamento do Sinase e as Atribuições e Competências dos Atores do Sinase.
 
Grupo de trabalho
 
O Projeto do Ciclo de Formação é um dos Eixos de atuação do Grupo de Trabalho do Sistema Socioeducativo, composto pela Sejudh, Setas, Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso e Cedca- MT, e tem por objetivos executar metas estabelecidos no Plano Decenal de Atendimento Socioeducativo do Estado de Mato Grosso.
 
Pilar
 
A formação continuada se constitui num dos pilares fundamentais para a efetivação das políticas de atendimento à adolescentes que cumprem as medidas socioeducativas, estabelecidas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA Lei no 8.069/1990) e reguladas pelo SINASE (Resolução no 119/2006 e a Lei Federal no 12.594/2012).
 
Atualmente existe uma multiplicidade de modelos de formação e muitos destes ainda reproduzem concepções que não respeitam integralmente os direitos dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, demandando investimentos na formação dos profissionais do sistema socioeducativo sob a égide da garantia de direitos humanos.
 
Próximas capacitações:
 
01 e 02/08/2016 - Lucas do Rio Verde
04 e 05/08/2016 - Sinop
08 e 09/08/2016 - Barra do Garças
11 e 12/08/2016 - Rondonópolis

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet