Notícias / Economia

26/07/2016 - 18:15

Oficinas sobre GTA eletrônica capacitam 107 pessoas na região Oeste

Por GECOM Senar-MT

GECOM Senar-MT

 (Crédito: GECOM Senar-MT)
A primeira rodada de oficinas sobre emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) eletrônica, realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), capacitou 107 pessoas em sete municípios da região Oeste do Estado.
 
Os eventos foram realizados em Porto Estrela, São José dos Quatro Marcos, Mirassol D´Oeste, Cáceres, Pontes e Lacerda, Rio Branco e Araputanga. Além das oficinas, a programação da rodada contou também com uma palestra em que representantes do Sistema Famato/Senar e do Indea abordaram o panorama da pecuária de corte no Estado.
 
A oficina foi formatada pelo Senar-MT com o objetivo de capacitar os pecuaristas e técnicos que trabalham no setor para usufruir desta facilidade. Desde 2015 os pecuaristas de Mato Grosso têm a opção de emitir a GTA com destino abate via internet, pelo "Módulo do Produtor", no sistema do Indea. Entretanto, no ano passado, apenas 30% das GTAs para abate foram emitidas eletronicamente.
 
Na oficina, com duração de quatro horas, os participantes aprenderam o passo a passo para a emissão do documento, que leva em média cinco minutos, além de também emitir as taxas de pagamento obrigatório, como DAR, Fethab, Fabov e Fesa e acompanhar a movimentação do rebanho.
 
Segundo a analista de Projetos Técnicos do Senar-MT, Mariana Licursi, o resultado das primeiras oficinas foi bastante positivo. "É uma oficina nova, formatada neste ano pela instituição e que vem ao encontro de uma demanda antiga dos pecuaristas".
 
O analista de Pecuária da Famato, Marcos de Carvalho, explica que muitos produtores ainda não conhecem esta possibilidade. "Nosso foco era estimular os produtores a utilizar este mecanismo, que é simples e pode facilitar este processo, já que ele não precisa ir até uma unidade do Indea".
 
Carlos Mota é contador em Cáceres e resolveu participar da oficina para aprender a emitir a GTA eletrônica. "Temos alguns clientes que moram afastados da cidade e por isso, temos procuração para emitir o GTA para eles. Com esta possibilidade eletrônica, facilitará ainda mais nosso trabalho".
 
Os Sindicatos Rurais interessados em realizar a oficina sobre emissão de GTA eletrônica devem demanda-la junto ao Senar-MT.
 
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio. É formado ainda pela Famato, Imea e pelos 90 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Facebook e no Instagram. Curta a Fan Page www.facebook.com/SenarMt e a conta @senar_mt.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet