Notícias / Cidade

26/07/2016 - 08:40

Aniversário de Cáceres terá caminhada na Ressaca

Por Assessoria

Ronivon Barros/Ilustração

Sede na antiga Usina Ressaca, hoje Fazenda Grendene (Crédito: Ronivon Barros/Ilustração)

Sede na antiga Usina Ressaca, hoje Fazenda Grendene

 Prefeitura de Cáceres realiza no dia do aniversário da cidade, 06 de outubro, mais uma edição da Caminhada na Natureza.

O evento, que é organizado pela Secretaria de Indústria, Comércio, Meio Ambiente  e Turismo (Sicmatur), em 2016,  traz uma inovação.

Segundo a Secretária da pasta,  Maria Aparecida Nepomuceno Santos Silva, a caminhada acontece às 07H30, a partir do portão de entrada da Fazenda Grendene, antiga Usina Ressaca, para onde  os interessados devem se deslocar por conta própria. “O  local escolhido, é  a valorização de um ponto histórico importante no desenvolvimento econômico de Cáceres”, revela Cida Silva.

Ela informa, que o percurso  já foi definido. “Os participantes caminham do local de largada, no Pórtico da propriedade e seguem andando e contemplando a natureza, até a sede da fazenda, num percurso aproximado de  três quilômetros”, observa a secretária.

Durante todo o trajeto, uma historiadora, vai  acompanhar os caminheiros e  narrar pontos  da história de Cáceres em especial do atrativo utilizado para o acontecimento.

Com paisagens exuberantes,  naturais e arquitetônicas, os integrantes da caminhada poderão conhecer uma das fazendas históricas mais importantes do município de Cáceres, sede da antiga Usina Ressaca, fundada por Francisco VillaNova Torres em 1872.

Cida ressalta a beleza da região escolhida e comenta que o evento contribui de forma significativa para divulgar a cidade e ainda incentiva a prática de atividade física, integrando saúde, bem-estar, história  e natureza.

Para Zeli Carvalho, além de uma contemplação da natureza e de conhecimento histórico, a caminhada proporciona a integração de pessoas da comunidade, através de uma ação ecológica, é também a oportunidade de conhecer a fazenda, que pertence ao Grupo Grendene e não está aberta a visitação ao público, pela atividade agropecuária intensa.

Para o Diretor da Fazenda Grendene, Ilson Correa,  é um privilégio poder abrir as porteiras da fazenda para um evento ambiental e receber pessoas que desconhecem a história da antiga Usina ressaca. “Apesar de desenvolvermos a atividade da agropecuária, realizamos a parceria com a prefeitura e vamos receber todos com muita alegria”, dispara Ilson.

As inscrições para a Caminhada na Natureza já estão abertas e podem ser feitas na sede da Sicmatur, nos períodos matutino e vespertino.
 

Comentários

inserir comentário
3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Raphael Mucio Fanaia Monteiro, em 26.07.2016 às 14:42

    Bela iniciativa. Realmente é muito importante abrir esse espaço histórico à população. Apesar de hoje pertencer a um grupo privado, suas atividades no passado muito contribuíram com o desenvolvimento não só da cidade de Cáceres, mas também da região. Eu mesmo não conheço o local, e adoraria conhecer. Melhor ainda seria se este tipo de atividade fosse realizada por todo o ano, englobando outros pontos que também fazem parte da história da nossa cidade. Apesar de alguns outros locais serem um pouco distante, e talvez até de difícil acesso, acredito que com um planejamento em conjunto entre administração, comércio e até instituições públicas, ainda que houvesse a necessidade de uma contribuição financeira dos participantes, apenas para arcar com os custos, seria interessante. Já que a cidade de Cáceres se coloca como uma cidade turística, nada melhor que incentivar tal prática entre os próprios munícipes, não só para conhecer sobre a nossa própria história, mas também para que tenhamos conteúdo para fazermos convites àqueles que não a conhecem.

  • por Iran Fardim Caetano, em 26.07.2016 às 11:02

    Parabéns Profa. Cida. É uma oportunidade para muitos retornarem ao seu berço. O meu avô, Tomaz Caetano, negro filho de escravo, chegou na Ressaca em 1917. Estamos na 5ª geração e muitos não conhecem este espaço.

  • por MOSSUETO, em 26.07.2016 às 09:44

    Parabéns a Prefeitura pela brilhante iniciativa, a fazenda é um belíssimo patrimônio histórico, desconhecido de grande parte da população, e já apelo aos organizadores para que esse evento seja incluído no calendário de atividades do aniversário da cidade e com isso dar oportunidade ao cacerense a oportunidade de conhecer esta maravilha, já que hoje ela não está aberta a visitação. Na minha juventude ela era a nossa rota de treinamento dos grandes ciclistas da cidade, que toda tarde estávamos presente na pista.

 
Sitevip Internet