Notícias / Cidade

24/07/2016 - 10:41

Fundação Terezinha Mendes cumpre há cinco anos seu papel social em Cáceres

Por Jornal Correio Cacerense

Jornal Correio Cacerense

 (Crédito: Jornal Correio Cacerense)
A Fundação Terezinha Mendes, é uma instituição privada sem fins lucrativos, nascida do desejo de cultivar uma transformação  social, capaz de estabelecer uma conexão dos sonhos com a realidade, dos problemas com soluções e de ideias com oportunidades.

De acordo com  Fernanda Nascimento de Oliveira, Coordenadora da Fundação em Cáceres,o objetivo da Fundação é  investir no ser humano como instrumento de mudança, conectar parceiros e celebrar cada passo dessa caminhada.

Hoje a Fundação com 98 crianças que  integram a orquestra Terezinha Mendes, restando apenas duas vagas que deverão ser preenchidas agora no 2º semestre confirme  explicou Fernanda.

O judo que era praticado foi substituido pelo JiuJtsu  e conta com a participação de  40 crianças.
Durante a entrevista Fernanda relatou que diversos projetos são desempenhados com as crianças  como educarte; planeta azul e outros, onde as crianças relatam historias de seu cotidiano e ao final acabam virando uma historia em quadrinhos, o projeto ja publicou histórias em quadrinhos de 5 crianças, essa iniciativa de publicação estimula as crianças a leitura e ao desenvolvimento pedagogico, afirma a coordenadora.

A idade das crianças atendidas pela fundação  variam de 7 a 16 anos, uma das condições para frequentar os projetos é  ter frequencia escolar regular.

A grande maioria dessas crianças se encontram em situação de vulnerabilidade social,  quando o adolescente completa 16 anos a fundação se encarrega de encaminha-lo ao mercado de trabalho como jovem aprendiz, pois é grande a preocupação em deixar esses jovens com tempo livre sem uma ocupação.

Muitas dessas crianças são encaminhadas pelas escolas, Poder Judiciario e outras tantas vem espontâneamente, as vezes por influência de um coleguinha que frequenta a Fundação ou um parente, explicou Fernanda.

Alem da musica e do esporte a fundação  preocupa com a educação, oferecendo a industria do conhecimento, onde todos jovens e o pessoal da terceira idade que desejarem estudar ou praticar a leitura pode estar se dirigindo até o local.

A industria do conhecimento fica proximo a prefeitura, os usuários tem  acesso a livros, computadores conectados a internet, DVDs e outros, o espaço é tranquilo e oferece conforto a todos que desejam realizar trabalhos escolares ou apenas ler um bom livro. Ainda existe a possibilidade do emprestimo do livro, para que a pessoa possa leva-lo pra casa e ler no sossego do lar, tudo isso de forma gratuita, com atendimento em horário comercial de segunda a sexta-feira.

"É muito importante se a sociedade  contratasse  a orquestra da Fundação para eventos sociais da cidade, pois esse gesto ajuda na auto estima dessas crianças e jovens pelo fato de se sentirem valorizados", salienta Fernanda.

Desde o ano passado a orquestra faz apresentação de Natal na Praça Barão, eles já estão ensaiando para as noites natalinas de Cáceres. Quem tiver interesse de estar contratando a orquestra da fundação pode estar ligando para (65) 3224-1942 e agendando com Fernanda ou Camila, lembrando que os agendamentos tem que ser feitos com antecedencia para que as crianças possam ensaiar o repertorio. 

Fernanda lembrou que no ano passado a Fundação Terezinha Mendes recebeu o Selo UNICEF, sendo a primeira entidade de Cáceres a obter esse importante reconhecimento o que nos favorece muito, pois fomos reconhecidos pelo trabalho que desenvolvemos, finalizou Fernanda. 


Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet