Notícias / Direto da Fonte

04/07/2016 - 12:52

Bobinho

Por Da Redação

A maioria dos vereadores da Câmara de Cáceres, também conhecida como ‘Casa das Moções’, está furiosa com o presidente do Legislativo, Marcinho Lacerda (PMDB), que aos poucos transformou o Câmara e um Comitê Eleitoral particular, assim como fez com o Sindicato Rural. No final da semana passada, Marcinho despertou a ira dos colegas ao nomear o nono aliado para ocupar um cargo de confiança na Casa. Dessa vez ele colocou a ex-secretária de Administração da prefeitura de Cáceres, Silvia Mara em lugar do advogado Ronaldo Lima, que estava no cargo de Secretário Geral com aval do vereador Edmilson Tavares (PR). O desespero para ter o máximo de cabos eleitorais pagos com dinheiro público tem uma explicação. Como não conseguiu consolidar o desejo de disputar a eleição de outubro próximo como candidato a vice na chapa governista, Marcinho está se estruturando para ter muitos votos em uma eventual coligação com partidos que aceitem ser escada para sua reeleição.
 
Fora
 
Para complicar um pouco mais a situação, o vereador Salmo César (PMDB) não será candidato a reeleição. Ele não se desincompatibilizou das suas funções no IFMT dentro do prazo legal. À Coluna disse que não irá a reeleição e que encerrou de forma frustrada a sua experiência como vereador. Salmo afirmou que esperava mais da função, porém se viu decepcionado quando entendeu que como parlamentar não poderia atender as demandas dos que o elegeram.
 
Chapa Branca
 
Nesta quarta-feira, 6, tem eleição para Gerente de Benefício do Previ Cáceres. Cinco estão na disputa: Zenildo Pinto de Arruda (Xá Onça), Graciella Oliveira Coelho, Rosinei Brunelli, João Batista do Carmo e Zubeide Peixoto Ambrósio Curvo. Pelo que a Coluna apurou, o candidato que conta com apoio do prefeito Francis Maris (PSDB), da vice Eliene Libera Dias (PSDB) e do diretor do Previ, Luiz Emídio Dantas, é o atual gerente Nei Brunelli.
 
Suspeitava
 
Na semana passada conversei com um dos entusiastas da pré-candidato do primo Celso Silva (DEM), a prefeito de Cáceres. Bastou cinco minutos de conversa para eu me certificar do que já suspeitava. A pré-candidatura do ‘Tatinha’, é na verdade uma moeda de troca para sustentar a campanha de vereador de figuras carimbadas como o ex-servidor da prefeitura de Cáceres, Luiz da Guia Alcântara Cintra.
 
Férias
 
Com o governo de Francis Maris (PSDB), chegando ao fim, os secretários e assessores mais próximos, vendo a indefinição do chefe sobre uma eventual candidatura reeleição, estão saindo de férias. Os dois primeiros a saírem são a secretária de Educação, Nelci Longhi e o secretário de Fazenda, Júnior Cezar Dias Trindade.
 
Fervendo
 
A corrida eleitoral também esquentou na região. Merson Prata (PP) é favorito a reeleição em Salto do Céu. Em Lambari D’Oeste, o secretário de Administração, Amós Medeiros (PSD) conta com apoio da prefeita Maria Manea (PSD) e da presidente da Câmara de Veraedores, Nilva Manea (PSDB) para chegar ao comando do muncípio. Em Mirassol, Elias Leal (PSD), caminha forte rumo à reeleição, enquanto em Curvelândia (PSD), Eli da Farmácia terá dificuldades para conseguir um novo mandato. Já em Rio Branco, a oposição vai precisar se juntar para tirar Totonho (PSC) da prefeitura.
 
 
Convenções
 
O maior grupo político de Cáceres na atualidade, a Frente Popular segue mostrando organização. Esta semana, presidentes dos doze partidos que formam o bloco, vão trabalhar na organização das convenções que deverão ocorrer entre os dias 3 e 5 de agosto. Na próxima reunião semanal do grupo certamente deve se intensificar as conversações sobre coligações nas chapas de vereadores.

Comentários

inserir comentário
15 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por maneco silva, em 05.07.2016 às 21:57

    Eu confesso que já vi muitos projetos sem sentido, doido, avarento, polêmico e até suicida, como aquele do Lúcio de Oliveira Filho, que queria emplacar toda as bykes de Cáceres, e aquele outro do Kishi que pretendia trocar o nome da cidade, mas essa ressa eleita em 2012 veio pra acabar com os bagres do Rio Paraguai, nem projetos suicidas teve dessa vez. Ooooooo galera ruim de serviço,hém? Uns morrem de medo do prefeito, outros contentaram com salário e uns a mais, e a minoria diz ser oposição, apontando erros com falacias e gargarejos, mas não apontam a solução.

  • por bugre só obersevando, em 05.07.2016 às 17:23

    FRENTONA???? AINDA NÃO VI PROPOSTA DE SOLUÇÕES PARA CÁCERES DESSA FRENTE! Do jeito que esta indo, não vai surtir efeito a dita união virtual! O povo ta cansado dessa metodologia antiga de vaidades, ai ta participando pessoas que a população reprovou nas urnas a muito tempo! ATÉ AGORA NÃO VI TAMBÉM O ACORDO DA FRENTE POPULAR REGISTRADO EM CARTÓRIO PARA QUEM ESTIVER MELHOR NA PESQUISA, COM APROVAÇÃO DO POVO, será o escolhido pela dita "frentinha popular" o qual continuo dizendo, não estou vendo o povo ai representado e sim excluídos! Logo, vejo que isso ai, vai ser igual milho de pipoca na panela, cada um pulando pra um lado e salve-se quem puder, logo o atual Prefeito ganhará a eleição com no minimo uns 5 mil votos na frente! MANDA VER GONZAGÃO COM O VOTO ÚTIL! CÁCERES PRECISA DE PLANEJAMENTO, ACORDOS DE EMENDAS FUTURAS DE MILHÕES PARA TOCAR AS OBRAS QUE NECESSITAM! Cáceres tem que crescer fora da área tombada (Patrimônio Histórico)! VÃO PESQUISAR SOBRE CIDADE REPLANEJADA! Já que não tem como construir uma cidade planejada!

  • por João Edson Fanaia, em 05.07.2016 às 17:00

    Penso que o mais importante para a nossa cidade são os projetos REALIZÁVEIS no médio e longo prazo. Candidaturas são várias, promessas mais ainda. A questão é a seguinte: o que é possível realizar no médio e longo prazo. Via de regra são raros os candidatos que pensam o futuro. Todos estão preocupados no agora e no já. Cada um quer deixar seu carimbo. Bobagem, os problemas estruturais ficam de lado. A questão não é nome, mas proposta. Para isto é necessário um ponto fundamental: FORMAÇÃO DE OPINIÃO PÚBLICA. O resto é discurso vazio de quem não tem absolutamente nada a dizer.

  • por Dr. Hildebrando Fonseca, em 05.07.2016 às 16:37

    Prezado Gonzaga e leitores, boa tarde!! Sou funcionário público, mas além de tudo, cidadão e, fico triste, para não dizer indignado, com alguns textos disseminados de forma descuidada e leviana. Me refiro ao texto do nobre leitor "Olhar Atento" que, de "Atento", não tem nada, mas sim, um tanto desinformado. Concordo quando o mesmo diz, que o candidato ao PreviCáceres , Sr. Rosinei Brunelli, caso seja o mais votado, não poderá assumir o segundo mandato em detrimento de regimento interno da Prefeitura. Quanto ao mencionado a respeito da candidata Sra. Zubeide, o mesmo está totalmente equivocado, pois, segundo a Constituição Federal e Lei Estadual, um servidor público não pode acumular dois vencimentos, o que o obriga a definir por um deles. Ainda referente a candidata Zubeide e, sem menosprezar os demais candidatos, entendo que é a mais bem preparada para assumir a Gerência de Benefícios, visto a larga experiência como funcionária pública no setor administrativo.

  • por Simone Dutra, em 05.07.2016 às 15:51

    Que horror, esse comentario de OLHAR ATENTO, fica dizendo asneiras. A Zubeide pra nós servidores é a melhor opção de candidatura, se caso, ela for eleita ficará recendo o mesmo salário, ao contrário dos demais candidatos que irão ganhar muito mais, porque irão querer o salário do Prévi.

  • por Santos, em 05.07.2016 às 15:39

    Bom dia, Gonzaga e colegas leitores.Os servidores da Prefeitura e demais órgãos vinculados à ela, são regidos pela Lei Complementar 25 e pela Constituição Federal, portanto, o candidato eleito para o Cargo de Gerente de Benefícios do Previ-Cáceres, terá que se afastar de suas funções na Prefeitura M. de Cáceres para assumir a Gerencia de Benefícios, e com isso, o mesmo terá o direito de optar pelo maior salário.Portanto, não há acumulação de recebimentos, ou seja, da Prefeitura e do Prévi-Cáceres.

  • por SERVIDOR HONESTO, em 05.07.2016 às 15:27

    gostaria de dizer ao comentário de "Olhar Atento" que precisa de informar melhor antes de emitir opinião sobre qualquer assunto. A LC 25 dos Servidores da Prefeitura é a CF, rege que em caso de afastamentos para assumir cargo em outros orgãos, os servidores terão que fazer opção salarial, quer dizer, não pode ficar com os dois, e sim, optar pelo maior salário. Portanto é inverídico seu comentário.

  • por carlos, em 05.07.2016 às 14:39

    eleição se aproximando e tem muito pre candidato que vai cair do cavalo da justiça. ficha suja por não prestar conta na eleição passada. ter nome sujo na justiça por causa de processo criminal. Que possamos ganhar com novos nomes na política em Cáceres.

  • por Wellington Senabio, em 05.07.2016 às 06:53

    A câmara tem que renovar 100% já! Chega desses sanguessugas! Quem sabe, se não sobrar nenhuma laranja podre, a gente salva a caixa! Renovação 100%, com gente nova, não esses Luiz da Guia da vida!

  • por Olhar, em 04.07.2016 às 21:10

    Quero aqui fazer algumas considerações ao comentário feito por "Olhar Atento" que a Lei complementar nº 62/2005 em seu Art. 74, § 2 permite que o servidor Rosinei Brunelli poderá ser reconduzido ao cargo de Gerente de Benefícios quantas vezes for necessário...desde que seja eleito pelos segurados do Previ-Cáceres . Insta frisar que o mesmo vem desempenhando um bom trabalho frente ao Instituto, com transparência, dedicação e eficiência...Portanto em time que está ganhando não se mexe...

Mais comentários
 
Sitevip Internet