Notícias / Politica

02/07/2016 - 09:43

Asta anuncia interesse de voar para Cáceres

Por Alline Marques/RDNEWS

Gilberto Leite/Rdnews
Luiz carlos nigro_gilberto leite (13).jpg
 Luis Carlos Nigro conta que o Voe MT foi criado pelo governador Pedro Taques e secretário Seneri Paludo (à época secretário de Desenvolvimento Econômico)

Com passagens mais baratas e a ampliação de voos regionais, o governo pretende integrar Mato Grosso através da malha aérea. Além disso, também há expectativa de que voos internacionais comecem a ocorrer a partir de 2017, assim que forem sanadas pendências burocráticas.

Para permitir que haja a integração a aposta é no programa Voe MT, que deverá proporcionar uma redução de até 84% do valor da base de cálculo do ICMS incidente do combustível usado pela aviação.

Voos internacionais

O governador Pedro Taques (PSDB) assinou protocolo de intenções com o presidente da Azul, José Mário Caprioli, para estudos e viabilização de uma nova rota de voo entre Cuiabá e Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. Trabalho é para conseguir autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

O secretário adjunto de Turismo, Luis Carlos Nigro, em visita ao  e RDTV, pontua que a situação é burocrática e depende de uma série de autorizações como do Itamaraty e também do governo boliviano.
 O Aeroporto Marechal Rondon teve status de internacional recentemente na Copa do Mundo, porém, desde julho de 2014, foi suspensa a autorização por estar sem licença vigente da Receita Federal para operação do sistema alfandegário.

Voos regionais

Quanto aos voos regionais, o secretário informou que além da Azul, que lançou a rota Cuiabá-Sorriso mês passado, e ainda deve ampliar para Barra do Garças, Cáceres e Tangará da Serra, outra empresa já demonstrou interesse em ampliar a malha aérea em Mato Grosso.

É a Asta que já opera em oito cidades: Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Juara, Juína, Água Boa, Confresa, São Felix do Araguaia e Rondonópolis.

A empresa pretende ainda atender outros onze municípios: Colniza, Aripuanã, Juruena, Querência, Canarana, Sapezal, Tangará da Serra, Campo Novo dos Parecis, Pontes e Lacerda, Cáceres e Primavera do Leste.

Para tornar realidade, Nigro adianta que depende também das condições dos aeroportos nestas cidades, que deve estar regulamentado pela Anac, atendendo todas as exigências documental e estrutural, com plano em caso de acidente aprovado, carros do Corpo de Bombeiros.

Para isto, o secretário explica que o governo deverá fazer parcerias com os municípios para ajudar nesta estruturação e, assim, adiantar a liberação dos voos, colocando em prática a meta de integração por meio da malha aérea.

“Tudo isto está sendo possível graças ao Voe MT, que viabiliza integrar as cidades do estado e vale para todas as companhias e para o táxi aéreo também, se tiver linha regular para algum município, autorizada pela Anac”, comentou.

 A ampliação dos voos, segundo ele, vai fomentar não apenas o turismo de negócio, mas o turismo de visitação. “Muitas pessoas vêm para o estado para conhecer, por exemplo, o Pantanal e agora ficará mais fácil ir para outras cidades conhecer os demais pontos turístico de Mato Grosso”.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet