Notícias / Politica

24/06/2016 - 11:54

Deputado Dr. Leonardo discute instalação de entreposto do CEASA em Cáceres

Por Lis Ramalho

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Fomentar o desenvolvimento social, por meio de ações técnicas e organização, tendo como objetivo principal, melhoria na qualidade de vida dos produtores que fazem da agricultura familiar sua principal fonte de renda, o deputado Dr. Leonardo (PSD) discutiu, na manhã desta quarta-feira (22), a instalação de um entreposto, em Cáceres (cidade pólo da região).

O tema, fruto das discussões da audiência pública, realizada no dia 06 de junho, em Cáceres, foi debatido com as representantes da Central de Abastecimento de Mato Grosso (CEASA), a diretora administrativa, Heuke Capistrano, a diretora técnica operacional, Dolorice Moretti e o secretário adjunto de Agricultura Familiar (SEAF), Corgésio Ribeiro.

Os entrepostos aproveitam-se de sua localização e infraestrutura, principalmente para a prática do comércio, onde se depositam mercadorias que esperam venda, exportação, reexportação. Dr. Leonardo, grande incentivador dos produtores rurais, reforçou que a medida vai fomentar a agricultura familiar no município, estruturando a construção de cadeias produtivas sustentáveis, autônomas e eficientes.

“Em tempos de crise financeira no país, o intuito é auxiliar os pequenos agricultores na comercialização de seus produtos, pois os entrepostos encurtam o caminho entre produtor e o consumidor, trazendo incremento de renda aos produtores, segurança alimentar para quem consome, além de estimular a economia local”, destacou.

Segundo Heuke Capistrano, para a instalação do entreposto é necessário um estudo técnico da produção e logística para o escoamento dos produtos. O projeto já está sendo elaborado pela CEASA, junto a SEAF.

Corgésio Ribeiro disse que nas últimas décadas, a discussão sobre a agricultura familiar tem ganhado força devido aos debates sobre desenvolvimento sustentável, geração de emprego e renda, segurança alimentar e desenvolvimento local. “Queremos dar todo o suporte aos agricultores e o entreposto vai centralizar o abastecimento, auxiliando o crescimento dos produtores, na promoção de uma formação de preços saudáveis, promovendo a fiscalização de embalagens, principalmente na classificação e sanidade dos produtos comercializados”, explicou. 

Cáceres atualmente encontra-se favorável para a instalação do entreposto, em razão da construção da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), o que segundo Dr. Leonardo, “vai favorecer a comercialização e trazer visibilidade para a região”.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet