Notícias / Esportes

20/06/2016 - 08:31

Apresentações culturais são destaque na abertura dos jogos em Cáceres

Por Marcio Camilo | Seduc-MT

Lafaiete Lima - Seduc-MT

Anderson Wender da Silva, aluno da Apae, fez uma performance de Michael Jackson durante abertura dos jogos escolares em Cáceres (Crédito: Lafaiete Lima - Seduc-MT)

Anderson Wender da Silva, aluno da Apae, fez uma performance de Michael Jackson durante abertura dos jogos escolares em Cáceres

As apresentações culturais e de modalidades paralímpicas foram os destaques da noite de abertura da décima etapa regional dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso. A cerimônia ocorreu neste sábado (17), na cidade de Cáceres, no ginásio poliesportivo Didi Profeta. 

 
A valsa deu o tom da performance dos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Cáceres (APAE). Outro destaque foi Anderson Wender da Silva, 18 anos. Ele tem deficiência intelectual e fez uma apresentação de dança inspirada nos passos do astro pop Michael Jackson. 

Esse trabalho é realizado pelo grupo de dança para-floclórico Vitória Régia, que há dez anos faz trabalho social com pessoas com deficiência. 

O grupo de street dance (dança de rua) Hipinose Dance arrancou muitos gritos da plateia. Os senhores cururueiros de Cáceres também tiveram seu espaço. Eles tocaram canções regionais para a dança das senhoras do grupo Goató. A noite também contou com manobras radicais dos skatistas e da galera do patins.  



O professor Junior Cabral mais uma vez comoveu a plateia com a sua história de superação. Ele é deficiente físico (possui má formação nos braços e pernas) e fez apresentações de modalidades esportivas. 

Juninho, como é popularmente conhecido, jogou vôlei, handebol e futsal com três alunos que serviram como voluntários para a dinâmica. O público ficou impressionado com a habilidade do professor, que mostrou que é possível para uma pessoa com deficiência praticar esportes. “Nunca desistam dos seus sonhos. Acreditem sempre que vocês são capazes de realizar coisas maravilhosas”, disse o professor aos adolescentes. 

O secretário adjunto de Esporte e Lazer, Pedro Luiz Sinohara, ressaltou o exemplo de perseverança do professor juninho. Eles destacou que a pessoa com deficiencia não quer caridade e sim oportunidade para praticar seu esporte. "E esse governo, ao promover o projeto Esportes Sem Limintes, está dando essas oportunidades, que na verdade, não passam de uma obrigação, equanto ente promovedor das garantias dos cidadãos", destacou o gestor. 

Aos estudantes que vão participar da competição, Sinohara deu um conselho."Jovens aproveitem o máximo esse evento, não só para competir, mas também para fazer novas amizades. Porque o estudantes do outro município ele tem que ser o seu adversário apenas em quadra. Fora dela todos são amigos e comungam do mesmo amor pelo esporte", concluiu.  

A noite de abertura da décima etapa regional dos Jogos Escolares de Mato Grosso, sede Cáceres, também contou com desfile das delegações participantes dos jogos, e o rito de fogo para acender a pira olímpica. 



Os jogos em Cáceres começam neste domingo (19) e terminam na quarta-feira (22). A competição – nas modalidades de basquete, vôlei, handebol e futsal – é realizada pela Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer (Seduc-MT), em pareceria com a Federação Mato-grossense de Esportes Universitários (FMEU) e cidade sedes do evento. 
 
Sitevip Internet