Notícias / Brasil

06/06/2016 - 20:23

Hospital sedia exposição sobre a vida de Madre Teresa de Calcutá

Por Assessoria

 O Hospital Santa Catarina,pertencente à Associação Congregação de Santa Catarina, sediará a partir da próxima segunda-feira (6) a exposição Madre Teresa de Calcutá – Vida, Obra e Espiritualidade. A mostra, que já percorreu diferentes países, como Espanha, Inglaterra e Estados Unidos, conta a história da beata que será canonizada em setembro, pelo Papa Francisco, e ficará no hospital até 30 de junho. A entrada é gratuita.

O espaço é organizado pela Caritas Arquidiocesana de São Paulo, que é uma organização não governamental da Igreja Católica e organismo da Arquidiocese de São Paulo, com atuação social.

A exposição apresenta por meio de inúmeros banners a história de vida da beata Teresa de Calcutá. Os visitantes também poderão ver cartas, o sari usado pela madre, manuscritos e prêmios que ela ganhou ao longo de sua vida. Entre eles, o Nobel da Paz, recebido em 1979 por sua demonstração de amor e ações de combate à miséria mundial.
O local ainda conta com uma réplica fiel do quarto da religiosa. Na capela do hospital encontra-se uma imagem em tamanho real da beata, motivando o visitante a rezar. Madre Teresa é modelo de oração, pois foi por meio do diálogo ininterrupto com Deus que ela hauriu forças para sua missão.
 
História retrata sua missão de ajudar sempre os mais pobres

De origem albanesa, Agnes GonxhaBojaxhiu (seu nome de batismo) nasceu em 27 de agosto de 1910. Aos 18 anos de idade, ingressou na Casa Mãe das Irmãs de Nossa Senhora de Loreto, localizada na Irlanda. Com o sonho de auxiliar na missão junto aos pobres, ainda no noviciado (que é a última etapa de formação, antes de ser realizado os votos para se tornar Irmã), foi enviada para a Índia e, em 1931, adotou o nome de Teresa.

Posteriormente, foi transferida para Calcutá, na Índia, onde passou a lecionar. Em 1946, teve a convicção de que sua missão, de fato, era dedicar sua vida aos mais pobres e, em 1949, Madre Teresa fundou a Congregação das Missionárias da Caridade. Entre os anos de 1962 e 1997, a beata recebeu mais de 700 homenagens e prêmios de instituições e organizações em todo o mundo. Falecida em 1997, a religiosa foi beatificada pelo Papa João Paulo II, em outubro de 2003, e será canonizada pelo Papa Francisco, em setembro, em Roma.
 
Sobre o Hospital Santa Catarina

O Hospital Santa Catarina, que completou 110 anos de fundação em 2016, prima pela excelência no atendimento seguro e humanizado. Referência de qualidade em serviços de saúde no Brasil, atende desde pequenos procedimentos até cirurgias de alta complexidade. A instituição filantrópica é parte da Associação Congregação de Santa Catarina, a qual compõe uma rede social que atua nos eixos da saúde, educação e assistência social. Congrega cerca de 17 mil colaboradores, distribuídos em diversas obras sociais e programas de apoio em oito Estados brasileiros.
 

Com infraestrutura moderna, equipamentos de última geração e profissionais altamente qualificados, o Hospital Santa Catarina dispõe de 240 leitos de internação, 75 leitos de UTI, 16 salas de cirurgia, cinco Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs neurológica, cardiológica, pediátrica, geral e multidisciplinar) e pronto atendimento 24 horas.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet