Notícias / Direto da Fonte

06/06/2016 - 12:32

Entrou

Por Da Redação

O deputado estadual doutor Leonardo (PSD) provocou na semana passada um barulho no meio político de Cáceres ao entrar oficialmente no processo sucessório municipal. Na oposição, ele iniciou uma série de encontros com lideranças políticas da cidade, especialmente as que compõem a Frente Popular. O deputado demonstrou maturidade ao fazer um discurso de unidade, bem diferente do caciquismo que os políticos com mandato costumam praticar, tomando decisões e as impondo de cima para baixo. A movimentação do deputado assustou os adversários. Nas redes sociais e em grupos do aplicativo WhatsApp, governistas que temiam uma eventual união dos grupos do deputado e do ex-prefeito Túlio Fontes (PSB), se mostraram preocupados.
 
Reação
 
Com medo da Frente Popular, os governistas já haviam iniciado há alguns dias uma reação. Incapaz de se articular politicamente, eles colocaram em prática uma estratégia para desmanchar a Frente Popular para facilitar o projeto de reeleição. Uma fonte ligada aos governistas revelou que a estratégia é liderada pelo ‘Yakissoba e pelo Sabe Tudo’ e já trabalha em duas frentes. A primeira foi infiltrar na Frente um falso esquerdista para desmanchar o bloco. A outra ação, que estaria aos cuidados do ‘Yakissoba’, tem por finalidade aproveitar a cisão desencadeada pelo infiltrado, para lançar outras candidaturas a prefeito.
 
Ingrato
 
Na semana passada o prefeito de Cáceres, Francis Maris (PSDB) reclamou durante entrevista à Rádio Difusora FM, que a Câmara de Vereadores sentou em cima de vários projetos que estariam atrapalhando o seu governo. A declaração causou surpresa já que todos na cidade sabem que ele tem maioria na Câmara para aprovar o que quiser na hora que quiser e do jeito que quiser.
 
Fechado
 
Por falar em Câmara, uma importante fonte ligada ao presidente da Câmara de Vereadores de Cáceres, Marcinho Lacerda (PMDB), garante que ele e o pai Marcio Lacerda já teriam acertado uma composição com o prefeito Francis Maris (PSDB), por isso a presença do prefeito na sessão da semana passada quando usando a vereadora Valdeniria Dutra (PSDB), Marcinho promoveu a entrega de uma Moção de Louvor para o seu pai pela carreira política. No pré-acordo, o PMDB pleiteia a vaga de vice dos governistas e a coligação na chapa de vereador que terá o PSDB e o PP.  A estratégia é que se não der para ficar com a vice, a presença na coligação garanta legenda para reeleição de Marcinho. Na minha avaliação, essa articulação mata uma eventual recandidatura do vereador Salmo César que foi para o PMDB convencido por pai e filho, que ele seria o principal candidato do PMDB e teria o apoio dos dois. Como havia previsto a alguns interlocutores, Salmo caiu em uma cilada. Por falar em chapa governista de vereador, a base da atual administração terá dois chapões. O primeiro que citei acima e o segundo com o PTB, PR, PSC e PDT.
 
Efeito FIPe
 
Há mais de três décadas, o Festival Internacional de Pesca Esportiva de Cáceres (FIPe), tem sido o principal motivo para a cidade ser limpa e receber melhorias. Este ano uma das poucas melhorias é a iluminação da Ponte Marechal Rondon e da Avenida São Luiz. Porém, enquanto a área onde estão localizadas as empresas do prefeito e do secretário de Obras e de seus principais aliados, recebem o benefício, milhares de lâmpadas em todos os pontos da cidade estão queimadas. Esta é mais uma prova de que a atual administração foi o estelionato eleitoral porque não consegue executar serviços onde há recursos fartos pagos na conta de energia. Infelizmente, mais um bando de curiosos impondo atrasos a cidade.
 
Mal gestor
 
Para quem acha que estou exagerando, vai aqui outra informação. Vocês sabiam que as obras da ZPE ainda não foram licitadas porque a prefeitura ainda não entregou os projetos que ficaram sob sua responsabilidade? Pois é. E tem mais, vocês sabiam que o Estado ainda não licitou a nova escola ao lado do CAIC, porque o prefeito Francis Maris (PSDB), só libera a área em troca da doação da área do Mercado do Produtor Rural? Pois é. Acontece que a área do Mercado do Produtor Rural está presa em uma ação judicial movida por ex-servidores da extinta Casemat.
 
Ruim
 
E quando eu digo que a gestão foi uma das piores da história, eu uso como exemplo o estilo trator do atual prefeito que se acha acima da lei, e está patrolando a Câmara e governando por Decreto. A mais recente lambança promovida por ele neste aspecto foi mudar o regulamento do FIPe vetando pessoas com processos criminais ambientas de participar do evento. A ideia não é ruim, o problema é que o Regulamento é uma Lei e não pode ser alterado por Decreto.
 
Provocação
 
E o trator não para de cometer ilegalidades. Na ânsia de provocar os servidores, de quem tem raiva, ele mandou espalhar pelas secretarias localizadas do COC, placas onde pede aos contribuintes para que ligue para o seu celular para reclamar de mal atendimento. Além do desrespeito com os servidores, o erro é que as placas contêm publicidade das empresas do prefeito, o que é vedado por lei.
 
Má gestão
 
Outro exemplo de má gestão, é a situação do importantíssimo Conselho Municipal de Turismo (COMTUR). Em pleno Festival de Pesca, o órgão está paralisado porque o município prefere ser uma empresa de eventos a cuidar das políticas para o setor. Há quase dois meses a Câmara alterou a composição do Conselho, porém até hoje, a Câmara de Vereadores e Apropira, não foram convocadas para tomar assento. Além disso, o município não teve coragem de interferir para acabar com o impasse criado dentro do Conselho já que a maioria dos membros querem a saída imediata da atual presidente Suely Maria da Silva Figueiredo.
 
E tem mais
 
Vocês sabiam que o serviço de tapa-buracos que é para ser feito em algumas ruas da cidade com R$ 500 mil destinados pelo deputado doutor Leonardo (PSD), está atrasado porque a equipe do ex-secretário Walter Zacarquim deixou danificar uma máquina que é essencial para o serviço?
 
Novidade
 
Diante da indefinição dos governistas em indicarem o pré-candidato do partido a prefeito de Cáceres na eleição de outubro próximo, o ex-vereador Celso Fanaia (PSDB), tem sido incentivado por uma ala do partido a colocar o seu nome como pré-candidato. Consultado pela Coluna se toparia encarar a disputa, ele disse que é um soldado do partido e está disposição.
 
Aguardando
 
O suplente de deputado estadual Adriano Silva (PSB), vive a expectativa de voltar a Assembleia, desta feita por um período mais longo. Isso pode acontecer a qualquer momento se o governador Pedro Taques (PSDB) nomear o deputado estadual Maxi Russi (PSB), para a Secretaria das Cidades. Estamos torcendo pois será mais um para trabalhar pela região.

Comentários

inserir comentário
5 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por jorge, em 30.06.2016 às 10:21

    ZPE. ZPE .ZPE, COM UM GOVERNO ESTADUAL MENTIROSO FOI FAZER PROMESSA DEMAIS PARA GANHAR ELEIÇÃO, DR LEONARDO ABRE DELE SE NÃO VAI ACABAR SEM SER ELEITO PARA PRESIDENTE DE BAIRRO.

  • por Janette Santos, em 19.06.2016 às 22:11

    A praça de que tantos falam de uma beleza estupenda, não deve ser a que cansei de ver, podre de xixi e cocô. O chafariz desde a gestão anterior estava desativado, por causa da dengue. Vamos ser inteligentes esta obra nem é desta gestão!!! Para quem não sabe, é melhor se informar. Vá na prefeitura e pede pra ver o projeto, vai ficar de boca aberta .... Espero que seja publicado !!!!!!

  • por Mário, em 06.06.2016 às 20:09

    Se vc for vedado por 3 anos, nesse período não ver nada, hora que tirarem e vc estiver em qualquer lugar, mesmo que num lugar feio, te garanto será a maior beleza, vc ficará encantado, assim está nossa praça barão! Sempre foi bonita, tamparam nossos olhos que serão destapados na véspera da eleição, com certeza será a maior maravilha, jogo sujo de ótica e o povo achando o máximo.

  • por bugre só obersevando, em 06.06.2016 às 17:56

    INFORMANDO - A LICITAÇÃO DA ZPE NÃO FOI LICITADA POR AJUSTES TÉCNICOS NO PROJETO PELO ARQUITETO GILBERTO GUIMARÃES - NÃO HÁ CULPA POR PARTE DA PREFEITURA OU GOVERNO DO ESTADO

  • por José Carlos, em 06.06.2016 às 14:51

    Concordo totalmente com você Gonzaga. Com excessão dos vereadores Café no Bule, doutor Félix e Tarcisio os demais vereadores são "paus mandados" do prefeito Francis.

 
Sitevip Internet