Notícias / Educação

30/05/2016 - 09:00

Presidente da Adunemat confirma paralisação de 16 mil alunos de 13 campi da Unemat nesta terça

Por Elayne Mendes

Miguel Angelo Marques Silva

 (Crédito: Miguel Angelo Marques Silva)
Cerca de 16 mil alunos de 13 campi da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) ficarão sem aula a partir do último dia deste mês. O motivo também está ligado ao não pagamento da Revisão Geral Anual (RGA), que atingiu os mais de mil servidores da instituição.

A Associação dos Docentes da Unemat (Adunemat) informou que o corte da recomposição da inflação foi apenas a gota d’água que faltava para que o “copo entornasse”. A categoria elenca diversos outros problemas, como a estrutura precária que afeta diretamente as aulas e o reposicionamento de carreira.

De acordo com o presidente da Adunemat, Luiz Jorge Brasilino da Silva, a paralisação com início já confirmado para esta terça-feira, 31 de maio, se estende não só aos docentes da Unemat, mas a todos os demais servidores ligados ao Executivo Estadual.

“Estivemos em assembleia durante toda terça-feira (24) e assim como todos do funcionalismo, paralisamos nossas atividades também na quarta-feira (25). E o mais importante foi decidido, estamos juntos com todas as demais categorias e cruzaremos o braço diante do calote que o governador quer nos dar”.

Apesar de serem os mais prejudicados, os alunos da Unemat mostraram solidariedade diante da luta dos professores e técnicos da instituição. “Há os que não entendem e acreditam que serão prejudicados integralmente por conta da greve. Porém, a maioria relata que entende a situação delicada em que nos encontramos e, por isso, nos apoia”.

Luiz Jorge informou também que durante os encontros realizados com os docentes todos ficaram cientes que para haver paralisação agora, terá que haver reposição de aula depois. E ainda assim todos se mostraram a favor da greve.

A Unemat possui campus nos municípios de Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Bugres, Colíder, Diamantino, Juara, Luciara, Nova Mutum, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Sinop e Tangará da Serra.

A última greve da instituição foi deflagrada no ano passado, mas com uma curta duração. Desde então, foram realizadas pequenas suspensões nos serviços da instituição.

Comentários

inserir comentário
3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Anni, em 30.05.2016 às 16:53

    Todo ano é isso agora (greve) e quem paga são os estudantes, ai vem esse papo de "reposição de aula" que só atrapalha nossa vida, como se não tivéssemos mais nada pra fazer, nos enchem de trabalhos e provas, não dando tempo nem para respirarmos. Alunos abraçam a causa de professores, mas professoras não andam abraçando a causa dos alunos, a universidade está cada vez mais precária, falta livros, as sala estão cheias de infiltrações, ares condicionados que não funcionam, banheiro com vazamento, dentre outros inúmeros problemas. Assim que sair vossas RGAs, aposto que nem se lembraram do seleto grupo de alunos que estão reivindicando melhorias.

  • por Acadêmico Sincero, em 30.05.2016 às 16:41

    Se você é estudante acho que precisa participar mais da vida acadêmica da sua universidade Wender. As representações estudantis legitimadas, ou seja, os centros acadêmicos e o DCE, até onde eu sei, foram favoráveis à paralisação dos professores, mesmo porque é visível a desmotivação que os professores, principalmente os contratados, tem demonstrado em sala de aula, o que justifica que estes também "estejam fazendo" greve. Enfim, colega, invés de voltar a sua indignação contra os professores, mire-a nos atos abusivos deste governo, "a culpa da greve" não é da vítima, ou seja, os professores.

  • por Wender, em 30.05.2016 às 13:22

    Ta bom, agora me diz, por onde passou essa pesquisa? Os alunos participaram dela? Porque todos que eu ouço em dizer a respeito, estão repudiando e excomungando certa ação. Me diz uma coisinha os contratados estarão fazendo paralisação tbem ou apenas os efetivos? Oxi da lhe paciência para tamanha crueldade, concurso publico é uma das situações que tem que ser revisto urgentemente, mudar essa lei que ampara tamanha desordem, enquanto um contratado lava uma escola inteira o concursado lava uma sala, ai é Brasil....

 
Sitevip Internet