Notícias / Educação

28/05/2016 - 11:56

Promotor acusa Unemat de matricular candidatos com notas inferiores no Enem

Por Aline Almeida

O Ministério Público Estadual instaurou um inquérito civil para investigar supostas irregularidades no de inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ocupação de vagas ociosas na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e também por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU).

Segundo denúncia feita ao Ministério Público, haveria detrimento em relação à nomeação de candidato para ocupar as vagas ociosas, mais especificamente no curso de Ciências Econômicas. 

Conforme consta na reclamação, o resultado final revelou a utilização de critério não previsto no edital. De forma que, foram privilegiados candidatos do SISU 2016, ainda que possuidores de notas inferiores aos outros candidatos que participaram do certame. 

Na portaria assinada no dia 10 de maio, o promotor Henrique Schneider confirma que a Unemat foi oficiada a se manifestar. 

A instituição revelou que de fato ocorreu equívoco na nomeação. Isso porque, segundo a unidade, foram considerados, para efeito de chamada, os candidatos que realizaram o Enem nos anos entre 2015 e 2011. Ou seja, a ordem prevista não se baseou no edital. 

A instituição confirmou que, para não prejudicar os convocados e para regularizar a situação, chamou então os candidatos com maiores notas e não retirou da publicação os erroneamente chamados. 

Contudo, para o curso de Ciências Econômicas era uma vaga destinada ao “Programa de Integração e Inclusão Étnico-racial” e duas vagas para estudantes de escolas públicas. Contudo, com a desistência de alunos somaram mais uma vaga para o programa e quatro para escolas públicas. 

Segundo o promotor, declarando a universidade ter resolvido a situação, deixando permanecer candidatos convocados erroneamente, agiu de encontro com dois candidatos na lista final com pontuação maior que os convocados de maneira equivocada. 

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por PAULO CESAR, em 30.05.2016 às 18:29

    Isso ai MP, com a palavra UNEMAT !

 
Sitevip Internet