Notícias / Saúde

26/05/2016 - 10:15 | Atualizado em 26/05/2016 - 10:25

MT tem 402 casos notificados de Síndrome Respiratória Grave e vários deles em Cáceres

Por Maricelle Lima Vieira

Arquivo/Ilustração

Pronto Atendimento Médico de Cáceres (Crédito: Arquivo/Ilustração)

Pronto Atendimento Médico de Cáceres

A Secretaria de Estado de Saúde tem 402 casos notificados em Mato Grosso da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRGA), desde o início do ano. Deste total, 15 casos foram descartados e 387 continuam em investigação. Trezes casos notificados tiveram resultados positivos para Influenza H1N1. Deste total, três casos evoluíram para cura (Sinop, Várzea Grande e Rondonópolis) e cinco casos evoluíram para morte nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Água Boa, Juara, e Paranaíta.

Entre os municípios com mais notificações de casos de SRAG destacam-se Cuiabá, Rondonópolis, Várzea Grande e Sinop, com 117, 53, 38 e 26 casos, respectivamente. Os demais casos estão distribuídos em 46 municípios mato-grossenses, entre eles Alta Floresta, Cáceres, Campo Novo do Parecis e Primavera do Leste. 

O registro de influenza começou a ser notificado a partir de 2009 quando ocorreu a pandemia no país. A Secretaria de Estado de Saúde acompanha os casos notificados de SRAG pelos municípios. A confirmação como influenza só acontece depois da investigação laboratorial.

Os registros referentes aos anos anteriores de casos confirmados de H1N1 no estado são: 2009 (196), 2010 (01), 2011 (00), 2012 (11), 2013 (4), 2014 (44), e 2015 não teve nenhuma notificação.

Cuidados
  • Ao espirrar, sempre cubra a boca com as mãos ou com um lenço;
  • Não compartilhe alimentos, copos, toalhas e outros objetos de uso pessoal;
  • Evite tocar nos olhos, boca e nariz em ambientes públicos ou antes de higienizar as mãos, pois esses são locais por onde o vírus pode entrar;
  • Lave sempre as mãos, com sabão ou álcool em gel, especialmente após tossir ou espirrar;
  • Aglomeração de pessoas e ambientes fechados são locais propícios à contaminação, então é bom evitá-los sempre que possível. Principalmente no inverno;
  • Manter os ambientes arejados.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet