Notícias / Educação

26/05/2016 - 09:48

MPF aciona Unemat para incluir índios no programa de cotas

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
O Ministério Público Federal (MPF) recomendou à Universidade de Mato Grosso (Unemat) a retificação do Edital nº 001/2016, que abriu as inscrições para o vestibular 2016/2, em seu item 2.1 “b”, que prevê parte das vagas aos candidatos incluídos na Ação Afirmativa Piier (Programa de Integração e Inclusão Étnico-Racial). O item do edital não contemplou os candidatos autodeclarados como oriundos de etnias indígenas. 

Embora a Unemat já adote uma política de inclusão social e acesso das vagas por meio de critério de discriminação positiva de cotas sociais e raciais, no edital foram dedicadas 25% do total de vagas somente aos autodeclarados negros e pardos, sem contudo abranger os concorrentes de etnias indígenas.

O programa de inclusão da Unemat também não disponibiliza para os autodeclarados indígenas, acesso facilitado a todos os cursos, mas somente ao cursos de Licenciatura Específica em Pedagogia Intercultural.

O MPF recomenda, portanto, a inclusão de vagas para indígenas em proporção à representatividade deles no estado de Mato Grosso (segundo o IBGE, a população é de 51.696, de acordo com o último senso), 5% como sugestão de parcela das vagas totais. A porcentagem das vagas deverá ser exclusiva para concorrência e ingresso somente aos indígenas, que concorrerão somente com outros indígenas e não com os demais beneficiados da Ação Afirmativa Piier. 

Deverá também ser reaberto o período de inscrições aos candidatos que pretendam concorrer às vagas destinadas aos indígenas.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por NAO AO NEPOTISMO, em 26.05.2016 às 18:25

    Nao ha fiscalizaçao nem conduta transparente. Filha de gestora, sobrenome italiano, consta no edital de cotas, mesmo assim praticamente apos terceira chamada. Foi publicado. Ni guem fe nada de medo.

 
Sitevip Internet