Notícias / Saúde

25/05/2016 - 09:47

Cáceres tem 50 casos notificados de microcefalia. Números revelam deficiência no combate ao Aedes aegypti

Por G1 MT

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
Mais um caso suspeito de microcefalia foi notificado em Mato Grosso, segundo o balanço divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) nesta terça-feira (24).

Ao todo, 217 casos já foram notificados no estado, dos quais 93 foram descartados após reavaliação em consulta médica do perímetro encefálico, de acordo com a curva de desenvolvimento infantil estabelecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Quinze casos foram confirmados e 109 ainda permanecem em investigação.

A microcefalia faz com que bebês tenham cérebro menor do que o tamanho normal. De acordo com o Ministério da Saúde, são considerados casos de microcefalia os bebês que apresentam medida do perímetro cefálico de 31,9 cm em meninos e 31,5 cm para meninas.

O novo caso foi notificado em Rondonópolis, município a 218 km de Cuiabá, que também é o que mais concentra casos no estado, totalizando 83 notificações. O segundo município que apresenta um grande número de notificações é Cáceres (50). Ao todo, 38 municípios mato-grossenses notificaram casos de microcefalia até o dia 21 de maio.
 
Os 15 casos foram confirmados em Cuiabá (1), Primavera do Leste (1), Rondonópolis (10), Sorriso (2) e Tapurah (1).

Nesse mesmo período, foram notificados 12 óbitos por microcefalia no estado, nos municípios de Cuiabá (5), Canarana (1), Guarantã do Norte (1), Mirassol D'Oeste (2), Paranatinga, (1) Primavera do Leste (1) e Sinop (1). No entanto, apenas o caso registrado em Primavera foi confirmado. Três casos foram descartados, em Guarantã do Norte e Mirassol, e oito óbitos seguem sob investigação.

Vírus da zika

Estudos ligam os casos de bebês que nascem com microcefalia com a infecção das gestantes pelo vírus da zika, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Em Mato Grosso, a situação em relação ao vírus da zika é alarmante, de acordo com o governo do estado, uma vez que mais de 21 mil casos foram registrados em todo o estado. Ao todo, 79 municípios estão classificados com alto risco da doença, o que representa 56,1% dos registros.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Sem esperança, em 25.05.2016 às 10:08

    Aquele Córrego do Renato já infectou muita gente ali no Maracanazinho!

 
Sitevip Internet