Notícias / Politica

02/05/2016 - 11:03

Mototaxistas de MT podem ser isentos de ICMS na aquisição de moto

Por Assessoria

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
Os mototaxistas e os motoentregadores poderão ser beneficiados com a aprovação de uma lei que tramita na Assembleia Legislativa, de autoria do deputado Pedro Satélite. A medida prevê a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para aquisição das motos.

Conforme a proposta, as motocicletas poderão ser adquiridas com o benefício por pessoas físicas que exerçam as atividades de mototaxista e motoentregador em todo estado. O benefício será para apenas uma moto nova por trabalhador.

Para conseguir a isenção, é preciso fazer requerimento à Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) e é necessário que o secretário assine o despacho. O interessado precisa comprovar que exerce as atividades de mototaxista ou motoentregador, por meio de registro expedido por órgão competente.

O requerente somente terá direito a novo benefício fiscal no prazo de três anos, contados a partir da concessão do benefício anterior, salvo hipótese de perda total do veículo adquirido, comprovado por registro, inquérito e perícia policial. A motocicleta adquirida por isenção só poderá ser transferida de proprietário após três anos de uso.

O parlamentar destaca que a proposta segue os parâmetros da lei que isenta taxistas na aquisição de veículos. “Estes profissionais dependem da aquisição do veículo para garantir sua renda, sendo muitas vezes o único meio de sustento das suas famílias. Por isso, nada mais justo do que conceder a isenção do ICMS para as motos. Temos de considerar o crescimento, ano após ano, do setor”, justifica.

Outro ponto destacado por Satélite é de que muitas pessoas dependem deste tipo de transporte, especialmente as mais carentes, que não possuem condições financeiras de se locomover com automóvel próprio ou por táxi. 

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet