Notícias / Saúde

28/04/2016 - 17:42

Equipe do CTA/SAE de Cáceres consegue recurso para ampliação e reforma de sua sede

Por Assessoria

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
A equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento da Prefeitura de Cáceres, CTA/SAE, órgão da Secretaria Municipal de Saúde, está  comemorando mais uma conquista.

Na verdade são duas. A primeira é que o Governo de Mato Grosso aprovou apenas três projetos, em todo o estado,  para financiamento de obras e reformas, e ampliação das unidades do Serviço de Assistência Especializada (SAE).

O Projeto encaminhado pelo Município de Cáceres foi um dos que tiveram a aprovação, os outros dois foram Sinop e Rondonópolis.

O SAE de Cáceres receberá o valor de R$ 250 mil da Secretaria de Estado de Saúde-SES e o valor será repassado ao município via convênio, em parcela única. “Fizemos a seleção dos municípios e agora o processo vai tramitar para a celebração do convênio, que viabilizará o repasse do recurso”, explica a responsável técnica do Programa DST/Aids da SES, Maria José Pinheiro dos Santos.

A Gerente do CTA/SAE de Cáceres, a Técnica Vanderly Muniz, explica  que o Serviço de Assistência Especializada, dentre suas atribuições realiza a prevenção e tratamento às pessoas vivendo com Doenças Sexualmente Transmissíveis ou Aids. “O objetivo é prestar um atendimento integral e de qualidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de uma equipe multiprofissional composta por médicos, psicólogos, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, assistentes sociais e educadores” explica Vanderly.

O Secretário de Saúde Roger Rodrigues, enaltece o desempenho de sua equipe. Segundo ele, o quadro do CTA/SAE de Cáceres, é uma referência em todo estado. “ A Equipe recebe todo apoio da administração municipal para exercer suas funções com comprometimento e muita competência, contribuindo socialmente com a saúde pública, em doenças que precisam de uma atenção especial”, reconhece Roger.

Ele esclarece que  as principais atividades desenvolvidas pelos SAE estão os cuidados de enfermagem, orientação e apoio psicológico, atendimentos em infectologia, ginecológico, pediátrico e odontológico, controle e distribuição de antirretrovirais, orientações farmacêuticas, realização de exames de monitoramento, distribuição de insumos de prevenção, atividades educativas para adesão ao tratamento e para prevenção e controle de DSTS e Aids.
 
PRÉDIO do DNER
 
A segunda boa notícia para o SAE foi à concessão, pelo Governo Federal, para uso por 20 anos do prédio do desativado Departamento Nacional de Estradas e Rodagens (DNER).

Conforme a Prefeita em exercício Eliene Liberato Dias, esta é  mais uma grande conquista para a Saúde Pública Municipal.

Eliene prevê que com o novo espaço do SAE e os recursos garantidos para a reforma e a ampliação, novos consultórios serão disponibilizados e  um auditório com capacidade para 100 pessoas, será destinado para eventos com os pacientes. “Ter um auditório é imprescindível para que a equipe do CTA/SAE atenda ainda melhor sua clientela”, observa Eliene.

A gerente do CTA/SAE, Vanderly Muniz destacou a importância deste projeto, onde além de todos os benefícios já elencados, a partir dessa reforma, estarão realizando a coleta de sorologia para carga viral Cd4 e Cd8, necessária para a avaliação dos pacientes.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Uilson Vançan, em 03.06.2016 às 01:16

    Parabéns a essa equipe, da qual tive o privilégio de participar, estando afastado por questões logísticas. Trabalho de referência.

 
Sitevip Internet