Notícias / Cultura

20/04/2016 - 15:03

Livro que traz histórias da constituição dos nomes de importantes cidades mato-grossenses será lançado em Cáceres

Por Danielle Tavares

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
O livro "Atlas dos nomes que dizem histórias das cidades brasileiras: um estudo semântico-enunciativo do Mato Grosso" analisa, de modo muito peculiar, como ocorreu a constituição dos nomes de diferentes municípios do estado. O lançamento oficial da obra ocorrerá, na próxima sexta-feira (29/04), no Centro Cultural de Cáceres.
 
Os artigos, somados, acabam por desenhar um atlas com os principais "acontecimentos" de nomeação das cidades mato-grossenses. São elas: Cuiabá, Porto Esperidião, Cáceres, Poconé, Santo Antônio do Leverger, Alto Araguaia, Alta Floresta, Figueirópolis d'Oeste, Salto do Céu, Vera, Santa Carmem, Cláudia e Sinop.
Escrito por reconhecidos cientistas sociais ligados ao campo da linguagem, a coletânea traz 14 textos de pesquisadores, docentes e discentes da Unemat e de diversas instituições superiores, como a USP, UFMT, UFSCar, UFMG e Unicamp.

No primeiro texto da obra, "Nomes de cidades de Mato Grosso: uma abordagem enunciativa", o pesquisador Luiz Francisco Dias (UFMG), aponta que o processo constitutivo dos nome das cidades de Mato Grosso carregam fortes marcas, entre elas:

Referencial religioso:  característica marcante em regiões de povoamento no período colonial; Refundação e diferencial: o adjetivo "novo" passa a constituir a formulação nominal de várias cidades de povoação recente; Religamento: na movimentação migratória, pioneiros traziam nomes que lembravam a sua terra natal; Homenagens: personalidades ou mulheres representantes de empresas colonizadoras; Acidentes geográficos: casos em que a cidade recebe o nome por se situar na desembocadura ou ponto de extensão de um rio; Fundamento empresarial: algumas empresas colonizadoras foram tão decisivas na constituição de cidades, que a sigla da empresa tornou-se a sua designação.

De acordo com a historiadora Elizabeth Madureira Siqueira, ao prefaciar o livro, "Mato Grosso estava a esperar esse tipo de análise, que toma a linguística histórica apoiada nos sujeitos enunciadores, estudo bem fundamentado teoricamente e de grande sustentação e criatividade analítica".

O livro é fruto de projetos de pesquisa que contam com o apoio financeiro da Fapemat e do CNPq. Tem como base estudos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa, intitulado "Nomes próprios: estudos da significação e atlas dos nomes que dizem histórias das cidades brasileiras ", ligado ao Centro de Estudos e Pesquisa em Linguagem (Cepel), do Programa de Pós-graduação em Linguística, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).
Programe-se! O livro "Atlas dos nomes que dizem histórias das cidades brasileiras: um estudo semântico-enunciativo do Mato Grosso", organizado por Taisir Karim, Ana Di Renzo, Joelma Aparecida Bressanin e Jocineide Macedo Karim, editado pela Pontes Editores, será lançado dia 29 de abril, no Centro Cultura de Cáceres.

Outras informações: (65) 3221-0021.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet